Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Elijane dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sales, Giza Guimarães P. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Rosane Michelli de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-16T12:47:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-16T12:47:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1506 | - |
identificador: dc.identifier.other | Didática e pesquisa histórica: produções de pesquisadoras/pesquisadores do Hidea-Brasil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868871 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com entusiasmo que apresentamos “Didática e Pesquisa Histórica: Produções de Pesquisadoras/pesquisadores do Hidea- -Brasil”, uma obra que adentra profundamente na educação por meio das lentes da Didática e das Pesquisas em História da Educação. Este livro reúne contribuições significativas de integrantes e colaboradores do Grupo de Pesquisa “História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas do Brasil – Hidea- Brasil”, refletindo sobre desafios, inovações e transformações no campo educacional. Cada capítulo desta coletânea representa uma investigação única e reflexiva, explorando desde os fundamentos clássicos da pedagogia até as práticas inovadoras contemporâneas, em sua maioria contextualizados dentro da realidade educacional brasileira e com reflexões sobre experiências estrangeiras. Os autores não apenas examinam teorias e metodologias, mas também oferecem insights práticos e análises críticas sobre como essas abordagens impactam o ensino e a aprendizagem em diferentes contextos. Iniciamos com uma reflexão sobre o desenvolvimento da Didática como campo de estudo e prática, destacando a importância da reflexão crítica na formação de professores. Em seguida, exploramos a relevância contínua dos princípios da “Didática Magna” de Comenius, séculos após sua concepção original, e como esses princípios ainda orientam o ensino na atualidade. Avançando para questões contemporâneas, discutimos estratégias pedagógicas como a Metodologia da Problematização no ensino de produção textual, revelando como práticas inovadoras podem enriquecer o aprendizado dos alunos e fomentar o pensamento crítico. Examinamos também iniciativas de apoio acadêmico, como as Oficinas de Nivelamento em matemática, e seu impacto na trajetória educacional dos estudantes. A formação de professores no ensino superior é um tema central, abordando como as instituições podem melhor preparar os educadores para os desafios contemporâneos. Além disso, exploramos metodologias como o Problem Based Learning (PBL) na formação de profissionais de saúde, adaptando a didática para promover uma abordagem mais holística e integrativa na educação médica. A história e o impacto das instituições de ensino superior em regiões específicas do Brasil, como Marília, SP, são analisados, destacando seu papel na democratização do acesso à educação e no desenvolvimento regional. Também investigamos a preservação da cultura material das instituições de formação de professores, através da análise de manuais escolares e outros artefatos educacionais. A coletânea ainda explora questões contemporâneas urgentes, como o impacto do racismo estrutural na educação brasileira e as estratégias para promover uma gestão escolar mais democrática e eficaz. Refletimos ainda sobre os desafios e aprendizados do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19, evidenciando como educadores se adaptaram e inovaram em tempos de crise. Portanto, este livro não só oferece um panorama abrangente da educação no Brasil, mas também inspira novas pesquisas, debates e práticas educacionais que visam uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. É uma leitura essencial para pesquisadores, educadores, gestores e todos interessados em melhorar compreender o sistema educacional e suas especificidades didático-metodológicas numa perspectiva histórica e cultural. Que essa leitura promova reflexões e desejos de aprender mais para ensinar cada vez melhor. ISBN: 978-65-5388-245-4 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-245-4 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hidea | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa histórica | pt_BR |
Título: dc.title | Didática e pesquisa histórica: produções de pesquisadoras/pesquisadores do Hidea-Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: