
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rogério, Francélio Mota | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-16T12:45:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-16T12:45:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1505 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A relação das competências socioemocionais com o currículo do ensino médio no município de Miraíma – Ceará | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868870 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro é o produto da pesquisa e escrita da tese de Doutorado em Ciências da Educação da Absoulute Christian University - ACU, dos Estados Unidos da América - EUA, com o título: A RELAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COM O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MIRAÍMA, CEARÁ. Em minha trajetória acadêmica, tenho pesquisado sobre o currículo escolar. No mestrado, a pesquisa tendeu para a emergência da integração curricular no projeto pedagógico das escolas de ensino médio. Essa integração se dá na complementação do programa curricular da base comum das escolas, através de componentes na parte flexível do currículo que promovem uma aproximação, entre si, das componentes gerais de todo o currículo. No Doutorado, os estudos foram voltados para a relação que as competências socioemocionais têm com o programa curricular nessa etapa de ensino. Na pesquisa, ficou evidenciado que as componentes que favorecem um contato maior dos estudantes com as competências socioemocionais, também compõem a mesma parte flexível do currículo que promove a sua integração. Um currículo que predomina em quase toda sua carga horária as componentes da base comum, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, detendo tão somente o que é inerente ao conteúdo destas, não satisfaz a necessidade de educação integral tão disseminada. É preciso garantir no programa curricular das escolas itinerários que trabalhem a dimensão humana do estudante, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à formação emocional do mesmo. Esta obra versa sobre o quanto as competências socioemocionais são importantes na formação dos estudantes do ensino médio. Os estudos apresentam as principais competências socioemocionais que mantêm relação direta com o desenvolvimento dos alunos nessa etapa de ensino. Os escritos também fazem uma análise e reflexão das componentes que promovem uma formação integral aos jovens do ensino médio, abrangendo a dimensão cognitiva e humana sem supervalorizar uma única vertente do currículo. ISBN 978-65-5388-259-1 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-259-1 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências socioemocionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| Título: dc.title | A relação das competências socioemocionais com o currículo do ensino médio no município de Miraíma – Ceará | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: