A relação das competências socioemocionais com o currículo do ensino médio no município de Miraíma – Ceará

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Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRogério, Francélio Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-16T12:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-16T12:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1505-
identificador: dc.identifier.otherA relação das competências socioemocionais com o currículo do ensino médio no município de Miraíma – Cearápt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868870-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é o produto da pesquisa e escrita da tese de Doutorado em Ciências da Educação da Absoulute Christian University - ACU, dos Estados Unidos da América - EUA, com o título: A RELAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COM O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MIRAÍMA, CEARÁ. Em minha trajetória acadêmica, tenho pesquisado sobre o currículo escolar. No mestrado, a pesquisa tendeu para a emergência da integração curricular no projeto pedagógico das escolas de ensino médio. Essa integração se dá na complementação do programa curricular da base comum das escolas, através de componentes na parte flexível do currículo que promovem uma aproximação, entre si, das componentes gerais de todo o currículo. No Doutorado, os estudos foram voltados para a relação que as competências socioemocionais têm com o programa curricular nessa etapa de ensino. Na pesquisa, ficou evidenciado que as componentes que favorecem um contato maior dos estudantes com as competências socioemocionais, também compõem a mesma parte flexível do currículo que promove a sua integração. Um currículo que predomina em quase toda sua carga horária as componentes da base comum, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, detendo tão somente o que é inerente ao conteúdo destas, não satisfaz a necessidade de educação integral tão disseminada. É preciso garantir no programa curricular das escolas itinerários que trabalhem a dimensão humana do estudante, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à formação emocional do mesmo. Esta obra versa sobre o quanto as competências socioemocionais são importantes na formação dos estudantes do ensino médio. Os estudos apresentam as principais competências socioemocionais que mantêm relação direta com o desenvolvimento dos alunos nessa etapa de ensino. Os escritos também fazem uma análise e reflexão das componentes que promovem uma formação integral aos jovens do ensino médio, abrangendo a dimensão cognitiva e humana sem supervalorizar uma única vertente do currículo. ISBN 978-65-5388-259-1 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-259-1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleA relação das competências socioemocionais com o currículo do ensino médio no município de Miraíma – Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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