Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, VIVIANE ALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, ARHETA FERREIRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-14T22:35:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-14T22:35:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - Viviane e Arheta - multissensorialidade-na-arte_um-guia-de-acessibilidade-de-obras-bidimensionais-para-alunos-cegos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868867 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um Produto Educacional resultado da pesquisa de mestrado Multissensorialidade na arte: um experimento de acessibilização de obras de Portinari para alunas cegas. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant. As reflexões e diálogos propostos aqui são frutos da pesquisa que realizamos junto com alunas cegas, matriculadas em uma escola regular da Rede Municipal de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, onde buscamos pesquisarCOM (MORAES, 2010) as pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade e fruição estética de obras de arte bidimensionais por pessoas cegas. Como nos aponta Moraes: "Trata-se de afirmar a pesquisa como uma prática performativa que se faz com o outro e não sobre o outro. A expressão “PesquisarCOM” tem a dimensão de um verbo mais do que de um substantivo. Indica que, para sabermos o que é cegar, é preciso acompanharmos este processo em ação, se fazendo, na prática cotidiana daquelas pessoas que o vivenciam." (MORAES, 2010, p.42) Dessa forma, construímos este produto educacional junto às pessoas com deficiência visual, não somente sobre elas, mas COM elas, no intuito de contribuir com o ensino de arte, significativo para os alunos com deficiência visual, e colaborar para a promoção do desenvolvimento da inventividade, da criatividade, da cultura, do saber histórico, da fruição estética e sensível de obras de arte bidimensionais por alunos com deficiência visual (DV). Compartilhamos, ao longo deste guia, reflexões a respeito da deficiência visual, da experiência estética e da acessibilidade de obras de arte bidimensionais para pessoas cegas, especialmente em sala de aula, que é esse lugar ímpar de construção de saberes compartilhados e experiências singulares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2587 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual; Arte; Acessibilidade; Audiodescrição Poética; Mediação. | pt_BR |
Título: dc.title | MULTISSENSORIALIDADE NA ARTE UM GUIA DE ACESSIBILIDADE ESTÉTICA DE OBRAS BIDIMENSIONAIS PARA ALUNOS CEGOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons