MULTISSENSORIALIDADE NA ARTE UM GUIA DE ACESSIBILIDADE ESTÉTICA DE OBRAS BIDIMENSIONAIS PARA ALUNOS CEGOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Benjamin Constantpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, VIVIANE ALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, ARHETA FERREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-14T22:35:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-14T22:35:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPE - Viviane e Arheta - multissensorialidade-na-arte_um-guia-de-acessibilidade-de-obras-bidimensionais-para-alunos-cegospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868867-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um Produto Educacional resultado da pesquisa de mestrado Multissensorialidade na arte: um experimento de acessibilização de obras de Portinari para alunas cegas. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant. As reflexões e diálogos propostos aqui são frutos da pesquisa que realizamos junto com alunas cegas, matriculadas em uma escola regular da Rede Municipal de Duque de Caxias no Rio de Janeiro, onde buscamos pesquisarCOM (MORAES, 2010) as pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade e fruição estética de obras de arte bidimensionais por pessoas cegas. Como nos aponta Moraes: "Trata-se de afirmar a pesquisa como uma prática performativa que se faz com o outro e não sobre o outro. A expressão “PesquisarCOM” tem a dimensão de um verbo mais do que de um substantivo. Indica que, para sabermos o que é cegar, é preciso acompanharmos este processo em ação, se fazendo, na prática cotidiana daquelas pessoas que o vivenciam." (MORAES, 2010, p.42) Dessa forma, construímos este produto educacional junto às pessoas com deficiência visual, não somente sobre elas, mas COM elas, no intuito de contribuir com o ensino de arte, significativo para os alunos com deficiência visual, e colaborar para a promoção do desenvolvimento da inventividade, da criatividade, da cultura, do saber histórico, da fruição estética e sensível de obras de arte bidimensionais por alunos com deficiência visual (DV). Compartilhamos, ao longo deste guia, reflexões a respeito da deficiência visual, da experiência estética e da acessibilidade de obras de arte bidimensionais para pessoas cegas, especialmente em sala de aula, que é esse lugar ímpar de construção de saberes compartilhados e experiências singulares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2587 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visual; Arte; Acessibilidade; Audiodescrição Poética; Mediação.pt_BR
Título: dc.titleMULTISSENSORIALIDADE NA ARTE UM GUIA DE ACESSIBILIDADE ESTÉTICA DE OBRAS BIDIMENSIONAIS PARA ALUNOS CEGOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visualpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons