
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, THALITA HELENA NILANDER | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LÍBERA, BIANCA DELLA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-14T22:15:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-14T22:15:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PE - Thalita e Bianca - sala-de-aula-invertida-para-alunos-com-deficiencia-visual-como-implementar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868848 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material de orientação é o produto educacional resultante da minha dissertação intitulada “Sala de aula invertida: proposta metodológica para professores de língua portuguesa de alunos com deficiência visual”. A dissertação e o produto educacional foram orientados pela prof.ª Dr.ª Bianca Della Líbera, e desenvolvidos no Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Benjamin Constant (IBC). O produto é resultado da pesquisa que realizei no ano de 2022 com duas docentes de língua portuguesa que ministravam aulas para as turmas do 9º ano do ensino fundamental do Departamento de Educação do IBC, e com os dezessete alunos matriculados neste ano de escolaridade. A pesquisa teve como objetivo geral “analisar as contribuições da metodologia da sala de aula invertida no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa de alunos cegos e com baixa visão do 9º ano do ensino fundamental do Instituto Benjamin Constant”. Com a finalidade de compartilhar a experiência com outros professores, elaborei este material de orientação docente intitulado Sala de aula invertida para alunos com deficiência visual: como implementar? O produto está estruturado em quatro seções: 1) Sala de aula invertida; 2) Aulas acessíveis para alunos com deficiência visual; 3) Itinerário didático; 4) Avaliação; 5) Checklist. Na primeira seção apresento, de maneira objetiva, a proposta da sala de aula invertida, perpassando por suas características e benefícios. Além de contribuir com orientações que são necessárias ao professor que deseja implementar a metodologia. Na segunda seção, trago orientações a respeito da acessibilidade dos materiais que são compartilhados com os alunos cegos e com baixa visão, para que eles tenham acesso às informações sem que haja prejuízos à construção do conhecimento e, consequentemente, aprendam de maneira significativa. Na terceira seção, apresento o Itinerário Didático construído com base na metodologia da sala de aula invertida. Destaco a relevância dessa proposta ao processo de aprendizagem de alunos com deficiência visual, e ao papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem ativa. Na quarta seção, teço uma reflexão a respeito do processo avaliativo na perspectiva da sala de aula invertida. Na última seção apresento um checklist para auxiliar o docente que precisa relembrar, de maneira rápida e objetiva, as etapas que são indispensáveis à implementação da sala de aula invertida. Em todas as seções compartilho sugestões de artigos, livros e vídeos para que o leitor possa aprofundar o conhecimento referente aos assuntos abordados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1485 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas. Sala de aula Invertida. Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Alunos com deficiência visual. | pt_BR |
| Título: dc.title | Sala de aula invertida para alunos com deficiência visual: como implementar? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: