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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VANSAN, GABRIELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RANGEL, FABIANA ALVARENGA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:36:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-13T19:36:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - Gabriela e Fabiana - audiodescricao-na-pratica-docente_o-papel-do-educador-na-leitura-do-mundo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868837 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A prática de inclusão social discutida nacionalmente, parte do princípio de que, para inserir todas as pessoas, a sociedade deve ser capaz de atender às demandas de seu povo. No Brasil, segundo dados publicados pelo IBGE censo 2010, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) da população brasileira declararam ter algum tipo de deficiência, sendo a mais comum a deficiência visual, que corresponde a cerca de 18% da população – o que é equivalente a 6,5 milhões de pessoas. Diante desses números, pode-se considerar que muitas pessoas com deficiência visual estão em idade escolar, e a inclusão dessas pessoas na escola regular é um direito assegurado por inúmeros documentos nacionais e internacionais. Se há o intuito – assegurado por lei – de proporcionar inclusão a todos esses indivíduos, é na escola que encontramos as maiores discussões, já que é no âmbito escolar que as crianças também formam opiniões e valores necessários para a vida em sociedade. Diante disso, é inegável o papel inclusivo obrigatório da escola. No entanto, por vivermos em um mundo extremamente visual, em que a imagem reflete significados, a escola e seu corpo docente como fatores de construção e formação de saberes, precisam ser capazes de realizar a leitura e tradução deste mundo para os(as) estudantes com deficiência visual inseridos(as) nesse contexto. É dentro desse viés que o produto educacional "Oficina Formativa em Audiodescrição Didática” foi elaborado, no intuito de oferecer uma formação aos(às) educadores(as) em audiodescrição didática como recurso acessível, promovendo meios para que o(a) professor(a) adquira conhecimento necessário para traduzir as imagens tão presentes dentro do universo escolar. Quando o(a) professor(a) descreve as imagens, ele(a) assume uma postura inclusiva garantindo aos(às) alunos(as) cegos(as) ou com baixa visão igualdade de oportunidade, na utilização de um recurso que não necessita de equipamentos especiais e que possibilita o envolvimento de toda a turma de alunos e alunas, desenvolvendo também o olhar daqueles que enxergam. Desse modo, como fruto da pesquisa de mestrado, realizada dentro do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual, do Instituto Benjamin Constant, este material traz para você, gestor(a) escolar, o passo a passo da oficina formativa Audiodescrição na Prática Docente - o papel do(a) educador(a) na leitura do mundo. O projeto da oficina foi idealizado e elaborado por Gabriela Vansan, especialista em Audiodescrição pela PUC Minas, e é voltado para docentes da rede de ensino regular de qualquer etapa da educação básica. A oficina contou com 18 horas de formação, divididas em 3 encontros formativos de 6 horas cada. Assim, este manual tem como objetivo apresentar a sequência didática realizada durante os encontros formativos e servir como material de consulta para docentes e gestores(as) em sala de aula no que diz respeito ao auxílio na tradução de imagens em diferentes situações educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18077 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Audiodescrição; Formação de Professores; Deficiência Visual. | pt_BR |
Título: dc.title | AUDIODESCRIÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE O PAPEL DO(A) EDUCADOR(A) NA LEITURA DO MUNDO: Oficina formativa para professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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