
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Elaine Cristina da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Marcia de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:25:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-13T19:25:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PE - Elaine e Marcia - caderno-pedagogico-sequencia-didatica-oficinas-multissensoriais-de-leitura-para-alunos-com-deficiencia-visual_produto-mestrado_elaine-cristina-da-silva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868836 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Ler é permitir-se explorar mundos para além e para dentro de nós mesmos. Pela experiência com a leitura percorremos caminhos longínquos, visitamos e revisitamos momentos da nossa existência e nos tornamos capazes de escolher aqueles que nos proporcionaram boas lembranças, e o melhor, nunca mais seremos “vistos” como dantes, mas a leitura, esta, poderá se transformar, pois, conforme amadurecemos, um mesmo livro se apresentará de forma diferente, conforme ampliam-se nossos mundos, ampliam-se também os mundos edificados na leitura. Este caderno pedagógico, produto da dissertação de Mestrado intitulada “Oficinas Multissensoriais de Leitura para alunos com Deficiência Visual”, dialoga com o desejo de propiciar meios de reinvenção pela literatura, de forma plena e acessível a estudantes com deficiência visual dos anos finais do ensino fundamental. Desse modo, apresentaremos, aqui, uma sequência didática elaborada com uma proposta de leitura multissensorial da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, com a finalidade de promover a imersão literária a partir de práticas de leitura para os alunos com deficiência visual. Embora as oficinas tenham sido, originalmente, aplicadas e testadas em uma instituição especializada, o Instituto Benjamin Constant, objetiva-se que sejam fonte de inspiração para o trabalho com alunos de outras instituições de ensino, em uma perspectiva inclusiva. As oficinas foram divididas em três momentos: um momento de pré-leitura, onde se busca saber os conhecimentos prévios dos participantes, um segundo momento de leitura e experimentação sensorial e um terceiro momento, com atividades práticas, contextualizadas na narrativa, visando a um trabalho com leitura literária, que empregue recursos multissensoriais, a fim de se propiciar a compreensão textual, a construção de significados e a fruição por meio dos sentidos remanescentes. Assim, com um estudo de materiais e estratégias acessíveis sistematizados em uma sequência didática, este caderno pedagógico intenta servir de apoio aos docentes da Educação Básica e aos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), apresentando atividades que podem ser adaptadas a outras obras e conjunturas de modo a fomentar ideias e práticas de trabalho com o texto literário no contexto da deficiência visual. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1724 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura. Língua Portuguesa. Deficiência Visual. Multissensorialidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | CADERNO PEDAGÓGICO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OFICINASMULTISSENSORIAS DE LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons