CADERNO PEDAGÓGICO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OFICINASMULTISSENSORIAS DE LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Benjamin Constantpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Elaine Cristina da-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Marcia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-13T19:25:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-13T19:25:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPE - Elaine e Marcia - caderno-pedagogico-sequencia-didatica-oficinas-multissensoriais-de-leitura-para-alunos-com-deficiencia-visual_produto-mestrado_elaine-cristina-da-silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868836-
Resumo: dc.description.abstractLer é permitir-se explorar mundos para além e para dentro de nós mesmos. Pela experiência com a leitura percorremos caminhos longínquos, visitamos e revisitamos momentos da nossa existência e nos tornamos capazes de escolher aqueles que nos proporcionaram boas lembranças, e o melhor, nunca mais seremos “vistos” como dantes, mas a leitura, esta, poderá se transformar, pois, conforme amadurecemos, um mesmo livro se apresentará de forma diferente, conforme ampliam-se nossos mundos, ampliam-se também os mundos edificados na leitura. Este caderno pedagógico, produto da dissertação de Mestrado intitulada “Oficinas Multissensoriais de Leitura para alunos com Deficiência Visual”, dialoga com o desejo de propiciar meios de reinvenção pela literatura, de forma plena e acessível a estudantes com deficiência visual dos anos finais do ensino fundamental. Desse modo, apresentaremos, aqui, uma sequência didática elaborada com uma proposta de leitura multissensorial da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, com a finalidade de promover a imersão literária a partir de práticas de leitura para os alunos com deficiência visual. Embora as oficinas tenham sido, originalmente, aplicadas e testadas em uma instituição especializada, o Instituto Benjamin Constant, objetiva-se que sejam fonte de inspiração para o trabalho com alunos de outras instituições de ensino, em uma perspectiva inclusiva. As oficinas foram divididas em três momentos: um momento de pré-leitura, onde se busca saber os conhecimentos prévios dos participantes, um segundo momento de leitura e experimentação sensorial e um terceiro momento, com atividades práticas, contextualizadas na narrativa, visando a um trabalho com leitura literária, que empregue recursos multissensoriais, a fim de se propiciar a compreensão textual, a construção de significados e a fruição por meio dos sentidos remanescentes. Assim, com um estudo de materiais e estratégias acessíveis sistematizados em uma sequência didática, este caderno pedagógico intenta servir de apoio aos docentes da Educação Básica e aos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), apresentando atividades que podem ser adaptadas a outras obras e conjunturas de modo a fomentar ideias e práticas de trabalho com o texto literário no contexto da deficiência visual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1724 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura. Língua Portuguesa. Deficiência Visual. Multissensorialidade.pt_BR
Título: dc.titleCADERNO PEDAGÓGICO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE OFICINASMULTISSENSORIAS DE LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visualpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons