Guia digital de Tecnologia Assistiva na área da deficiência visual: uma ferramenta para a prática docente nas Salas de Recursos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Benjamin Constantpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVISSOSSI, ALESSANDRA APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, HYLEA DE CAMARGO VALE FERNANDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-13T19:06:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-13T19:06:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPE - Alessandra e Hylea Guia-digital-de-tecnologia-assistiva-na-area-da-deficiencia-visual-uma-ferramenta-para-a-pratica-docente-nas-salas-de-recursospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868835-
Resumo: dc.description.abstractEntender os diferentes sentidos produzidos pela complexa compreensão de nós mesmos e do outro, especificamente o profissional que atende a pessoa com deficiência visual, e como se desenvolve a articulação entre ele e os recursos de Tecnologia Assistiva, é o pontapé inicial para entender o todo. Nessa perspectiva, a pesquisa que se apresenta tem como objetivos identificar como os professores utilizam os recursos de Tecnologia Assisitiva disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais na área da Deficiência Visual como instrumentos para mediar o conhecimento, em uma perspectiva fenomenológica e, trazer subsídios para que o professor conheça e saiba como utilizá-los, especificamente, na região norte e noroeste do estado do Paraná. Seguindo os preceitos da pesquisa-ação de cunho qualitativo, buscamos refletir com os professores que atuam nessas respectivas salas como se desenvolve o saber para o uso dos recursos de Tecnologia Assistiva. Para isso, desenvolvemos três grupos focais e uma oficina, culminando na elaboração de um produto educacional, o Guia digital de Tecnologia Assistiva na área da deficiência visual: uma ferramenta para a prática docente nas Salas de Recursos. A pesquisa permitiu confirmar que as possibilidades de uso dessas ferramentas podem ser ampliadas ou reduzidas, condicionadas principalmente por dois fatores: o primeiro, a formação profissional, que amplia o conhecimento e a capacidade de perceber em um único objeto diferentes possibilidades de uso; e o segundo fator, a concepção que o profissional carrega consigo sobre as pessoas com deficiência, ou seja, quando acreditam na capacidade da pessoa em superar as barreiras impostas, fornecem instrumentos para auxiliá-la nessa transposição. No entanto, para que isso se efetive, há de se realizar melhorias nas condições de trabalho, na valorização do saber do professor e nos programas de formação. Acreditamos que o Produto Educacional desenvolvido nesta pesquisa forneça subsídios para que o professor inicie o seu trabalho com maior segurança, qualidade e autonomia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3079 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual. Formação docente. Sala de Recursos Multifuncionais. Tecnologia Assistiva.pt_BR
Título: dc.titleGuia digital de Tecnologia Assistiva na área da deficiência visual: uma ferramenta para a prática docente nas Salas de Recursospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visualpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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