Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VISSOSSI, ALESSANDRA APARECIDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, HYLEA DE CAMARGO VALE FERNANDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:06:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-13T19:06:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - Alessandra e Hylea Guia-digital-de-tecnologia-assistiva-na-area-da-deficiencia-visual-uma-ferramenta-para-a-pratica-docente-nas-salas-de-recursos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868835 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Entender os diferentes sentidos produzidos pela complexa compreensão de nós mesmos e do outro, especificamente o profissional que atende a pessoa com deficiência visual, e como se desenvolve a articulação entre ele e os recursos de Tecnologia Assistiva, é o pontapé inicial para entender o todo. Nessa perspectiva, a pesquisa que se apresenta tem como objetivos identificar como os professores utilizam os recursos de Tecnologia Assisitiva disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais na área da Deficiência Visual como instrumentos para mediar o conhecimento, em uma perspectiva fenomenológica e, trazer subsídios para que o professor conheça e saiba como utilizá-los, especificamente, na região norte e noroeste do estado do Paraná. Seguindo os preceitos da pesquisa-ação de cunho qualitativo, buscamos refletir com os professores que atuam nessas respectivas salas como se desenvolve o saber para o uso dos recursos de Tecnologia Assistiva. Para isso, desenvolvemos três grupos focais e uma oficina, culminando na elaboração de um produto educacional, o Guia digital de Tecnologia Assistiva na área da deficiência visual: uma ferramenta para a prática docente nas Salas de Recursos. A pesquisa permitiu confirmar que as possibilidades de uso dessas ferramentas podem ser ampliadas ou reduzidas, condicionadas principalmente por dois fatores: o primeiro, a formação profissional, que amplia o conhecimento e a capacidade de perceber em um único objeto diferentes possibilidades de uso; e o segundo fator, a concepção que o profissional carrega consigo sobre as pessoas com deficiência, ou seja, quando acreditam na capacidade da pessoa em superar as barreiras impostas, fornecem instrumentos para auxiliá-la nessa transposição. No entanto, para que isso se efetive, há de se realizar melhorias nas condições de trabalho, na valorização do saber do professor e nos programas de formação. Acreditamos que o Produto Educacional desenvolvido nesta pesquisa forneça subsídios para que o professor inicie o seu trabalho com maior segurança, qualidade e autonomia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3079 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual. Formação docente. Sala de Recursos Multifuncionais. Tecnologia Assistiva. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia digital de Tecnologia Assistiva na área da deficiência visual: uma ferramenta para a prática docente nas Salas de Recursos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons