Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CEPAE-UFG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTO, Rosana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:06:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-13T19:06:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868834 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente trabalho buscou-se investigar como uma experiência cineclubista estudantil pode contribuir para o estudo das relações étnico-raciais. Para tanto, adotou-se uma perspectiva de cinema enquanto arte na escola e capaz de promover a alteridade, conforme propõe Bergala (2008). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, em Goiânia-GO, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para esta pesquisa-ação de cunho qualitativo fez-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre a temática racial utilizando teóricos que versam sobre a questão racial. Também se fez uma pesquisa empírica com observação participante. As atividades desenvolvidas foram: exibição de filmes, discussões e análises sobre a temática abordada nas obras, exercícios cinematográficos e produção audiovisual com os alunos. Estas atividades culminaram na criação de um roteiro como produto educacional das atividades realizadas, intitulado: “Roteiro de experiências cineclubistas, disposto ao final desta dissertação. Esta proposta pedagógica para o ensino das relações étnico-raciais foi desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. O produto foi implementado e vivenciado na escola e os resultados podem ser acessados nos no canal do YouTube nominado “Experiências cineclubistas na escola”. Este canal apresenta os resultados obtidos após a implementação de uma intervenção pedagógica participante, que foi realizada a partir da proposta de Bergala (2008), Migliorini (2015), Fresquet (2013 a e b) e Albuquerque (2022). Os resultados foram significativos e possibilitaram construir saberes importantes acerca das questões étnico-raciais, bem como estimularam a criatividade e o protagonismo dos alunos | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino; educação básica; relações étnico-raciais; cinema; cineclube estudantil. | pt_BR |
Título: dc.title | ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS CINECLUBISTAS. As relações étnico-raciais na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Ensino na Educação Básica Mestrado | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional (1).pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868834/2/Produto educacional (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons