ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS CINECLUBISTAS. As relações étnico-raciais na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCEPAE-UFGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPORTO, Rosana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-13T19:06:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-13T19:06:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868834-
Resumo: dc.description.abstractNo presente trabalho buscou-se investigar como uma experiência cineclubista estudantil pode contribuir para o estudo das relações étnico-raciais. Para tanto, adotou-se uma perspectiva de cinema enquanto arte na escola e capaz de promover a alteridade, conforme propõe Bergala (2008). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, em Goiânia-GO, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para esta pesquisa-ação de cunho qualitativo fez-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica sobre a temática racial utilizando teóricos que versam sobre a questão racial. Também se fez uma pesquisa empírica com observação participante. As atividades desenvolvidas foram: exibição de filmes, discussões e análises sobre a temática abordada nas obras, exercícios cinematográficos e produção audiovisual com os alunos. Estas atividades culminaram na criação de um roteiro como produto educacional das atividades realizadas, intitulado: “Roteiro de experiências cineclubistas, disposto ao final desta dissertação. Esta proposta pedagógica para o ensino das relações étnico-raciais foi desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. O produto foi implementado e vivenciado na escola e os resultados podem ser acessados nos no canal do YouTube nominado “Experiências cineclubistas na escola”. Este canal apresenta os resultados obtidos após a implementação de uma intervenção pedagógica participante, que foi realizada a partir da proposta de Bergala (2008), Migliorini (2015), Fresquet (2013 a e b) e Albuquerque (2022). Os resultados foram significativos e possibilitaram construir saberes importantes acerca das questões étnico-raciais, bem como estimularam a criatividade e o protagonismo dos alunospt_BR
Tamanho: dc.format.extent31p.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino; educação básica; relações étnico-raciais; cinema; cineclube estudantil.pt_BR
Título: dc.titleROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS CINECLUBISTAS. As relações étnico-raciais na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Ensino na Educação Básica Mestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons