Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Renan Cesar das Virgens da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-12T21:52:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-12T21:52:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TICs e as Metodologias Ativas na Educação Básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868824 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo investigou a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com Metodologias Ativas (MA) na educação básica, visando avaliar o impacto dessa combinação na qualidade da aprendizagem e do ensino. O objetivo geral foi explorar como a aplicação das TDIC aliada às MA poderiam transformar práticas pedagógicas e fomentar um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador. Especificamente, buscou-se identificar práticas eficazes e os desafios associados à implementação dessas tecnologias e metodologias no contexto educacional. O problema de pesquisa foi estabelecido a partir da seguinte questão: ‘De que maneira as TDIC e as MA podem ser aplicadas na educação básica para incentivar a autonomia dos estudantes e estimular a inovação pedagógica?’ A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, através da qual se realizou uma busca pela literatura sobre o tema. Foram consultados autores como Moran (2018), que discute as potencialidades das metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda, e Almeida e Cerny (2023), que analisam a integração das TDIC no currículo. Também foram referenciados estudos como o de Silva et al. (2022), que apresentam adaptações curriculares em resposta a crises sanitárias globais. As conclusões indicam que, apesar dos desafios logísticos e de resistência por parte de educadores e instituições, a integração das TDIC com as MA promove uma aprendizagem mais autônoma e participativa. Sugeriu-se que futuras pesquisas deveriam explorar ainda mais as variáveis contextuais que influenciam a eficácia dessas práticas educativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1128 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios Educacionais | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas na Educação Básica: Estratégias para Fomentar a Autonomia e a Inovação Pedagógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TICs e as Metodologias Ativas na Educação Básica.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868824/2/TICs e as Metodologias Ativas na Educação Básica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons