Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas na Educação Básica: Estratégias para Fomentar a Autonomia e a Inovação Pedagógica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Renan Cesar das Virgens da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-12T21:52:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-12T21:52:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
identificador: dc.identifier.otherTICs e as Metodologias Ativas na Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868824-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo investigou a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com Metodologias Ativas (MA) na educação básica, visando avaliar o impacto dessa combinação na qualidade da aprendizagem e do ensino. O objetivo geral foi explorar como a aplicação das TDIC aliada às MA poderiam transformar práticas pedagógicas e fomentar um ambiente de aprendizado mais interativo e engajador. Especificamente, buscou-se identificar práticas eficazes e os desafios associados à implementação dessas tecnologias e metodologias no contexto educacional. O problema de pesquisa foi estabelecido a partir da seguinte questão: ‘De que maneira as TDIC e as MA podem ser aplicadas na educação básica para incentivar a autonomia dos estudantes e estimular a inovação pedagógica?’ A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, através da qual se realizou uma busca pela literatura sobre o tema. Foram consultados autores como Moran (2018), que discute as potencialidades das metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda, e Almeida e Cerny (2023), que analisam a integração das TDIC no currículo. Também foram referenciados estudos como o de Silva et al. (2022), que apresentam adaptações curriculares em resposta a crises sanitárias globais. As conclusões indicam que, apesar dos desafios logísticos e de resistência por parte de educadores e instituições, a integração das TDIC com as MA promove uma aprendizagem mais autônoma e participativa. Sugeriu-se que futuras pesquisas deveriam explorar ainda mais as variáveis contextuais que influenciam a eficácia dessas práticas educativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1128pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInovação Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesafios Educacionaispt_BR
Título: dc.titleTecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as Metodologias Ativas na Educação Básica: Estratégias para Fomentar a Autonomia e a Inovação Pedagógicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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