Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Edna Souto da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rust, Naiara Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:08:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-12T18:08:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - Edna e Naiara_oficinas-formativas_educacao-especial-na-perspectiva-inclusiva-com-foco-na-deficiencia-visual_edna-souto_2024 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868818 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia apresenta-se como um orientador de forma simples e prática no desenvolvimento de oficinas de formação docente na perspectiva da inclusão de estudantes com Deficiência Visual (DV) na turma regular para escolas de todo Brasil. A proposta das oficinas no percurso formativo de professores visa contribuir com práticas pedagógicas inclusivas no alinhamento entre teoria e práticas de ensino que contribuem para a formação docente promovendo aos professores a oportunidade de conhecer o campo da educação inclusiva com foco nos estudantes com DV. Além disso, no Guia, há sugestões de atividades que podem ser utilizadas pelos professores da sala de aula regular ou em cursos de formação continuada para docentes, por apresentar técnicas e métodos práticos pedagógicos que atendam às especificidades de aprendizado dos estudantes com deficiência visual. O Guia foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant, no período de 2021 a 2023, vinculado à dissertação “Uma proposta de formação continuada para professores: Educação especial da perspectiva inclusiva com foco na deficiência visual”, trata-se de um produto educacional que poderá ser replicado por secretarias de educação, professores pesquisadores e cursos de formação docente objetivando a construção de saberes e práticas pedagógicas inclusivas que corroboram com o processo ensino-aprendizagem dos estudantes com DV. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14526Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com DV; Inclusão; Oficinas Formativas | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINAS FORMATIVAS EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA COM FOCO NA DEFICIÊNCIA VISUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons