ORIENTAÇÕES DE USO DO OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL JOGO DAS RIMAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Benjamin Constantpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Edinéia Filomena da-
Autor(es): dc.contributor.authorLíbera, Bianca Della-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-13T19:13:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-13T19:13:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPE - Edinéia e Bianca - produto-educacional-edineia-rocha_mestrado-2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868817-
Resumo: dc.description.abstractSe você chegou até este produto educacional, é porque tem alunos com baixa visão e busca práticas de ensino e aprendizagem diversificadas para que eles tenham suas necessidades educacionais atendidas. Apresentamos, então, o Jogo das Rimas, um objeto educacional digital (OED) desenvolvido no Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende (Cedevir) como parte de uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant. Ele é fruto de necessidades e vivências pedagógicas experimentadas no Cedevir e oferece aos professores e mediadores de alunos com baixa visão um recurso especializado que pode ser utilizado na sala de aula, nas salas de recursos multifuncionais ou em outros ambientes de ensino e aprendizagem. Esperamos que este OED seja útil nas suas práticas pedagógicas, em relação tanto ao conteúdo quanto às ferramentas necessárias à sua utilização. Além de trabalhar habilidades específicas da língua portuguesa, o OED também se propõe a fazer o aluno pensar sobre e se apropriar do aparato tecnológico. Quando se fala em jogo no computador, o aluno pode achar que basta clicar na tela ou navegar velozmente com as setas direcionais. No entanto, este recurso não diz respeito a passar tempo, a agir de forma automática a fim de obter alguma pontuação ou recompensa objetiva. Ao final da dinâmica e de sua repetição em tempo adequado, pretende-se também que o aluno pense sobre para que serve a tecnologia, para que servem os dispositivos. Por fim, lembramos que o OED foi pensado como um recurso educacional aberto (REA). Isso significa que ele pode ser reutilizado, adaptado e redistribuído sem custos, desde que sem fins lucrativos e com os devidos créditos à autora. Ele está licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/. Esperamos que o OED seja muito utilizado e espalhado por aí. Bom trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1521 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjeto educacional digital. Alfabetização. Baixa visão. Tecnologia Assistiva.pt_BR
Título: dc.titleORIENTAÇÕES DE USO DO OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL JOGO DAS RIMASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visualpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais