Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Edinéia Filomena da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Líbera, Bianca Della | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:13:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-13T19:13:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - Edinéia e Bianca - produto-educacional-edineia-rocha_mestrado-2023 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868817 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Se você chegou até este produto educacional, é porque tem alunos com baixa visão e busca práticas de ensino e aprendizagem diversificadas para que eles tenham suas necessidades educacionais atendidas. Apresentamos, então, o Jogo das Rimas, um objeto educacional digital (OED) desenvolvido no Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende (Cedevir) como parte de uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant. Ele é fruto de necessidades e vivências pedagógicas experimentadas no Cedevir e oferece aos professores e mediadores de alunos com baixa visão um recurso especializado que pode ser utilizado na sala de aula, nas salas de recursos multifuncionais ou em outros ambientes de ensino e aprendizagem. Esperamos que este OED seja útil nas suas práticas pedagógicas, em relação tanto ao conteúdo quanto às ferramentas necessárias à sua utilização. Além de trabalhar habilidades específicas da língua portuguesa, o OED também se propõe a fazer o aluno pensar sobre e se apropriar do aparato tecnológico. Quando se fala em jogo no computador, o aluno pode achar que basta clicar na tela ou navegar velozmente com as setas direcionais. No entanto, este recurso não diz respeito a passar tempo, a agir de forma automática a fim de obter alguma pontuação ou recompensa objetiva. Ao final da dinâmica e de sua repetição em tempo adequado, pretende-se também que o aluno pense sobre para que serve a tecnologia, para que servem os dispositivos. Por fim, lembramos que o OED foi pensado como um recurso educacional aberto (REA). Isso significa que ele pode ser reutilizado, adaptado e redistribuído sem custos, desde que sem fins lucrativos e com os devidos créditos à autora. Ele está licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/. Esperamos que o OED seja muito utilizado e espalhado por aí. Bom trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1521 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto educacional digital. Alfabetização. Baixa visão. Tecnologia Assistiva. | pt_BR |
Título: dc.title | ORIENTAÇÕES DE USO DO OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL JOGO DAS RIMAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: