
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Claudia Moreira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães, Juliana Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Thalison Fernandes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Amanda Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ricci, Hebert Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-13T19:13:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-13T19:13:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ESQUIZOFRENIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868816 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Com as transformações ocorridas no campo da saúde mental em virtude da reforma psiquiátrica, os cuidados oferecidos aos pacientes esquizofrênicos foram direcionados para o intrínseco familiar. Entretanto, estudos apontam para uma sobrecarga familiar, em virtude das demandas apresentadas por esses pacientes no seu dia a dia. Objetivo: A partir disso, esse estudo objetivou compreender a representação construída por familiares de pacientes esquizofrênicos a partir do processo de convivência. Material e métodos: Estudo com famílias que tem entre seus membros um paciente diagnosticado com esquizofrenia, visando compreender a importância dos cuidados em saúde destes familiares, avaliação da sobrecarga e, os discursos dos cuidadores serão analisados sob a perspectiva da fenomenologia. Resultados: o estudo mostrou que as famílias que convivem com pessoas esquizofrênicas perpassam por várias transformações no processo do cuidar, exigindo resiliência dos mesmos, além de que o portador de esquizofrenia é o ser que demanda mais atenção no grupo familiar, sendo despendidos inúmeros cuidados por parte das famílias. Conclusão: a esquizofrenia gera instabilidades no ambiente familiar, sendo necessário adaptação por parte dos familiares, tendo em vista que a esquizofrenia é uma doença que ainda não possui cura. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,02 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Esquizofrenia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Família | pt_BR |
| Título: dc.title | A REPERCUSSÃO DA ESQUIZOFRENIA NO AMBIENTE FAMILIAR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons