O ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE APLICAÇÃO VIRTUAL DISPONIBILIZADA EM CONTÊINER UTILIZANDO ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoas-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO JUNIOR, BYRON LOUREIRO LANVERLY DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, EDUARDO CARDOSO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-12T19:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-12T19:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE APLICAÇÃO VIRTUAL DISPONIBILIZADA EM CONTÊINER UTILIZANDO ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PRÁTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO UTILIZANDO ABORDAGEM ABP PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868804-
Resumo: dc.description.abstractO aumento da conscientização sobre o potencial produtivo das habilidades sociais e ampliação das competências, gerou uma discussão sobre seu desenvolvimento sistemático e proposital. No entanto, os sistemas educacionais prestam apenas atenção limitada a este tópico. Esta pesquisa propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos discentes do curso técnico integrado ao ensino médio em desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Alagoas inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI). Pois vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino. Essa SD que em sua totalidade pode ser considerada um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre. No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado. Esse artefato auxilia a Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência.-
Tamanho: dc.format.extent9,8 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleO ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE APLICAÇÃO VIRTUAL DISPONIBILIZADA EM CONTÊINER UTILIZANDO ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Sequencia Didatica v.1.pdfSequência Didática4,91 MBAdobe PDF/bitstream/capes/868804/5/Sequencia Didatica v.1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons