Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO JUNIOR, BYRON LOUREIRO LANVERLY DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, EDUARDO CARDOSO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-12T19:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-12T19:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE APLICAÇÃO VIRTUAL DISPONIBILIZADA EM CONTÊINER UTILIZANDO ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PRÁTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO UTILIZANDO ABORDAGEM ABP PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868804 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aumento da conscientização sobre o potencial produtivo das habilidades sociais e ampliação das competências, gerou uma discussão sobre seu desenvolvimento sistemático e proposital. No entanto, os sistemas educacionais prestam apenas atenção limitada a este tópico. Esta pesquisa propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos discentes do curso técnico integrado ao ensino médio em desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Alagoas inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI). Pois vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino. Essa SD que em sua totalidade pode ser considerada um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre. No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado. Esse artefato auxilia a Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,8 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | O ENSINO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DE APLICAÇÃO VIRTUAL DISPONIBILIZADA EM CONTÊINER UTILIZANDO ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequencia Didatica v.1.pdf | Sequência Didática | 4,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868804/5/Sequencia Didatica v.1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons