Práticas Docentes para Educação Profissional e Tecnológica na EaD: interação e ferramentas tecnológicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Goiás (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, Tânia Mara Collyer-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Dayanna Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-12T02:43:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-12T02:43:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Docentes para Educação Profissional e Tecnológica na EaD - interação e ferramentas tecnológicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Moodle - Tania Collyer - ProfEPT - IFGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868800-
Resumo: dc.description.abstractCurso de formação continuada: Práticas Docentes para Educação Profissional e Tecnológica na EaD: interação e ferramentas tecnológicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle). A proposta centrou-se na oferta de um curso de formação continuada para docentes que atuam nos cursos técnicos de nível médio ofertados na modalidade EaD, com objetivo de refletir e discutir os princípios e fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica, buscando uma nova perspectiva nas relações entre trabalho e educação. O curso objetiva contribuir para o avanço de metodologias educativas que possibilitem aos estudantes o acesso ao conhecimento para integrar cultura, ciência e tecnologia — e permitir-lhes uma compreensão mais ampla e crítica do mundo do trabalho e das dinâmicas de exploração presentes nesse contexto. A formação está organizada em três módulos, elaborados utilizando a ferramenta digital de autoria, Genially, cujo acesso é por meio do link: https://app.genial.ly/ — URL. O Módulo 1, composto por três aulas, destina-se a uma compreensão da estrutura da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto brasileiro, conhecendo suas bases legais, a partir de uma análise detalhada do cenário educacional e suas implicações no atual panorama educacional. O Módulo 2, composto por quatro aulas, é traçado um breve histórico da EaD no Brasil, a partir da década de 90, legislação, conceitos e fundamentos da Ead; tecnologia e educação; a linguagem dialógica e a mediação pedagógica na EaD. O Módulo 3, é composto por três aulas, apresenta os conceitos sobre ferramentas de autoria, suas funcionalidades, os tipos disponíveis e suas formas de aplicação em ambientes de Ensino a Distância (EaD). O referencial teórico, utiliza as contribuições de (ALVES E NOVA (2003), MOORE E KEARSLEY (2013), MUGNOL (2009), BARROS (2003), MORAN, VALENTE E ARANTES (2015), BELLONI (2009), CIAVATTA (2005), FREITAS (2018) E GALVÃO (1997) dentre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.152 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEaDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCentro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Docentespt_BR
Título: dc.titlePráticas Docentes para Educação Profissional e Tecnológica na EaD: interação e ferramentas tecnológicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons