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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brasil, Pollyanna | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito, Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-10T02:18:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-10T02:18:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa - realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Baiano/Campus Catu, na Linha de Pesquisa 1 de Práticas Educativas em EPT - investiga as Representações Sociais (RS) de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), participantes do Festival de Arte e Música do IF Baiano (FAMIF), no campo da Formação Humana Integral (FHI). Este estudo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1978, 2012, 2015), extrai 4 categorias teóricas para elaborar o instrumento de coleta de dados e informações. São elas: 1. Valores, significados e sentimentos atribuídos ao objeto social; 2. Compreensão do objeto social; 3. Interações sociais; e 4. Pertencimento do sujeito ao grupo social. As representações identificadas são compiladas e analisadas na perspectiva da FHI que é recomendada para as instituições de EPT nas normatizações. Esta análise tem como base principal os pressupostos teóricos de Ciavatta (2005, 2012), Freire (1983, 1970, 2006), Frigotto (2005), Manacorda (2007), Moura (2012, 2013), Ramos (2005, 2008, 2012, 2014, 2017, 2021) e Simões (2007) para a extração de 6 categorias das concepções da FHI: A. Desenvolvimento para a vida social e profissional; B. Integração (trabalho, ciência, tecnologia e cultura); C. Compreensão da realidade; D. Pensamento crítico-reflexivo; E. Relações sociais; e F. Transformação social e Emancipação dos sujeitos. Esta pesquisa também traz reflexões sobre práticas artísticas e culturais de jovens do ensino médio no contexto da EPT, com base nos pensamentos de Carrano; Brenner; Martins (2011, 2014) e Dayrell (2003), bem como percepções relacionadas a festivais, conforme Falassi (1987) e Mello (2003). Seguindo uma abordagem qualitativa, a estratégia metodológica utilizada para interpretar os resultados, com o devido rigor científico, é a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), consistindo na associação das categorias teóricas da TRS e da FHI com a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas. Como Produto Educacional (PE) foi desenvolvido um documentário, intitulado Subo nesse Palco, que revela os resultados da pesquisa, por meio dos relatos de 15 participantes do FAMIF, sendo 5 do Campus Catu, 5 do Campus Serrinha e 5 do Campus Bom Jesus da Lapa. O produto revela o resultado da investigação, sinalizando se o estudante, ao relatar sua experiência no FAMIF, evidencia elementos que conduzem a uma Formação Humana Integral. As expressões artísticas da juventude no âmbito educacional são aliadas deste processo formativo e foi perceptível na pesquisa que todos os jovens entrevistados estão trilhando o caminho para a emancipação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Festival | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Humana Integral | pt_BR |
Título: dc.title | FESTIVAL DE ARTE E MÚSICA DO IF BAIANO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CAMPO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação de Mestrado_Pollyanna_Brasil_versao final_Revisão_Pós_Banca_de_Defesa.pdf | Dissertação de Mestrado _Pollyanna Brasil | 16.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868758/2/Dissertação de Mestrado_Pollyanna_Brasil_versao final_Revisão_Pós_Banca_de_Defesa.pdfDownload |
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