FESTIVAL DE ARTE E MÚSICA DO IF BAIANO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CAMPO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrasil, Pollyanna-
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Cristiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-10T02:18:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-10T02:18:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868758-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa - realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Baiano/Campus Catu, na Linha de Pesquisa 1 de Práticas Educativas em EPT - investiga as Representações Sociais (RS) de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), participantes do Festival de Arte e Música do IF Baiano (FAMIF), no campo da Formação Humana Integral (FHI). Este estudo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1978, 2012, 2015), extrai 4 categorias teóricas para elaborar o instrumento de coleta de dados e informações. São elas: 1. Valores, significados e sentimentos atribuídos ao objeto social; 2. Compreensão do objeto social; 3. Interações sociais; e 4. Pertencimento do sujeito ao grupo social. As representações identificadas são compiladas e analisadas na perspectiva da FHI que é recomendada para as instituições de EPT nas normatizações. Esta análise tem como base principal os pressupostos teóricos de Ciavatta (2005, 2012), Freire (1983, 1970, 2006), Frigotto (2005), Manacorda (2007), Moura (2012, 2013), Ramos (2005, 2008, 2012, 2014, 2017, 2021) e Simões (2007) para a extração de 6 categorias das concepções da FHI: A. Desenvolvimento para a vida social e profissional; B. Integração (trabalho, ciência, tecnologia e cultura); C. Compreensão da realidade; D. Pensamento crítico-reflexivo; E. Relações sociais; e F. Transformação social e Emancipação dos sujeitos. Esta pesquisa também traz reflexões sobre práticas artísticas e culturais de jovens do ensino médio no contexto da EPT, com base nos pensamentos de Carrano; Brenner; Martins (2011, 2014) e Dayrell (2003), bem como percepções relacionadas a festivais, conforme Falassi (1987) e Mello (2003). Seguindo uma abordagem qualitativa, a estratégia metodológica utilizada para interpretar os resultados, com o devido rigor científico, é a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), consistindo na associação das categorias teóricas da TRS e da FHI com a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas. Como Produto Educacional (PE) foi desenvolvido um documentário, intitulado Subo nesse Palco, que revela os resultados da pesquisa, por meio dos relatos de 15 participantes do FAMIF, sendo 5 do Campus Catu, 5 do Campus Serrinha e 5 do Campus Bom Jesus da Lapa. O produto revela o resultado da investigação, sinalizando se o estudante, ao relatar sua experiência no FAMIF, evidencia elementos que conduzem a uma Formação Humana Integral. As expressões artísticas da juventude no âmbito educacional são aliadas deste processo formativo e foi perceptível na pesquisa que todos os jovens entrevistados estão trilhando o caminho para a emancipação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFestivalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
Título: dc.titleFESTIVAL DE ARTE E MÚSICA DO IF BAIANO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CAMPO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons