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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramires, Glades Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Eveline de Paula Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Nelly Mary Oliveira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Juliana Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria Francisca Nunes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Isac Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-07T14:04:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-07T14:04:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | CULTURA INDÍGENA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868691 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho expõe uma discursão apresentada na Dissertação de Mestrado que investiga A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA COMUNIDADE DE SAPOTAL NO MUNICÍPIO DE TABATINGA. A música faz parte da vida indígena de diversos povos originários onde hoje é o Brasil, faz parte de tudo, dos trabalhos, do nascimento, da colheita, dos rituais e outros momentos da vida indígena. A música é uma experiência humana. Não deriva das propriedades físicas do som tais, mas sim da relação do homem com o som. Seguindo as análises de Penna, a música é um fenômeno social e histórico. Toma como exemplo a música europeia que consolidou o sistema tonal, criando a partir de suas experiências códigos formais que a música ocidental durante três séculos obedeceu. Em seu sistema a menor distância a percepção de intervalos menores. Mas outros povos possuem um sistema diferente. O resultado é quando ouvimos a música de outros povos, ela nos representa e para nós a música dos povos indígenas pode parecer esquisita e da mesma forma a nossa música parece esquisita para eles. Percebe-se na discursão, que há a ruptura de conceitos místicos a respeito da música, por ser uma produção de origem transcendental. Na verdade, a sensibilidade musical, não é fruto de um dom inato, mas sim, de estímulo adquiridos, frutos de vivencia em determinada sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 856 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e Música | pt_BR |
Título: dc.title | A educação indígena e a educação Musical | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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