A educação indígena e a educação Musical

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamires, Glades Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Eveline de Paula Moraes-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Nelly Mary Oliveira de-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Juliana Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Maria Francisca Nunes de-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Isac Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-07T14:04:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-07T14:04:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherCULTURA INDÍGENApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868691-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho expõe uma discursão apresentada na Dissertação de Mestrado que investiga A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA COMUNIDADE DE SAPOTAL NO MUNICÍPIO DE TABATINGA. A música faz parte da vida indígena de diversos povos originários onde hoje é o Brasil, faz parte de tudo, dos trabalhos, do nascimento, da colheita, dos rituais e outros momentos da vida indígena. A música é uma experiência humana. Não deriva das propriedades físicas do som tais, mas sim da relação do homem com o som. Seguindo as análises de Penna, a música é um fenômeno social e histórico. Toma como exemplo a música europeia que consolidou o sistema tonal, criando a partir de suas experiências códigos formais que a música ocidental durante três séculos obedeceu. Em seu sistema a menor distância a percepção de intervalos menores. Mas outros povos possuem um sistema diferente. O resultado é quando ouvimos a música de outros povos, ela nos representa e para nós a música dos povos indígenas pode parecer esquisita e da mesma forma a nossa música parece esquisita para eles. Percebe-se na discursão, que há a ruptura de conceitos místicos a respeito da música, por ser uma produção de origem transcendental. Na verdade, a sensibilidade musical, não é fruto de um dom inato, mas sim, de estímulo adquiridos, frutos de vivencia em determinada sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent856 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte e Músicapt_BR
Título: dc.titleA educação indígena e a educação Musicalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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