As vozes que ecoam (n)o mundo: as identidades sexuais em aulas de Língua Portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-05T23:57:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-05T23:57:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-10-
identificador: dc.identifier.otherCruz, Marcos. As vozes que ecoam no mundo. Ebookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868684-
Resumo: dc.description.abstractDiante da regularidade de falas e comportamentos homofóbicos nas escolas, cristalizados por meio de piadas e pelo apagamento de figuras dissidentes em sexualidade, o espaço de sala de aula torna-se um lócus de reprodução de preconceitos. Como forma de criação de um território de resistência, este projeto, situado no componente curricular de Língua Portuguesa, objetiva a construção de um percurso formativo em que os alunos construam uma campanha de visibilidade para personalidades LGBTQIAPN+ na rede social Instagram. Para isso, a proposta articula os pressupostos dos multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2000) e da educação linguística queer (Mazzaro, 2021), sem perder de vista as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Em termos de organização, o trabalho apresenta o mote e a justificativa que ampara a eleição de questões de sexualidade, descreve o mirante teórico a partir do qual as ações didáticas são desenvolvidas, arrola as justificativas para inscrição de cada atividade e encerra com a oferta de um manual do professor. A proposição didática comporta quatro módulo, com seis atividades, em que são explorados ambientes digitais como Canva, Trello, Google Docs e Instagram. Espera-se que a proposta em tela permita a formação discente cidadã e crítica para as especificidades linguageiras e históricas que englobam os diferentes recursos de apagamento de personalidades dissidentes, ao mesmo tempo que construa caminhos alternativos para a visibilidade de figuras públicas emblemáticas aos múltiplos contextos da cultura brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.797.677pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstagrampt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentospt_BR
Título: dc.titleAs vozes que ecoam (n)o mundo: as identidades sexuais em aulas de Língua Portuguesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização em Linguagem, Tecnologia e Educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons