Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-05T23:57:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-05T23:57:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cruz, Marcos. As vozes que ecoam no mundo. Ebook | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868684 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da regularidade de falas e comportamentos homofóbicos nas escolas, cristalizados por meio de piadas e pelo apagamento de figuras dissidentes em sexualidade, o espaço de sala de aula torna-se um lócus de reprodução de preconceitos. Como forma de criação de um território de resistência, este projeto, situado no componente curricular de Língua Portuguesa, objetiva a construção de um percurso formativo em que os alunos construam uma campanha de visibilidade para personalidades LGBTQIAPN+ na rede social Instagram. Para isso, a proposta articula os pressupostos dos multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2000) e da educação linguística queer (Mazzaro, 2021), sem perder de vista as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Em termos de organização, o trabalho apresenta o mote e a justificativa que ampara a eleição de questões de sexualidade, descreve o mirante teórico a partir do qual as ações didáticas são desenvolvidas, arrola as justificativas para inscrição de cada atividade e encerra com a oferta de um manual do professor. A proposição didática comporta quatro módulo, com seis atividades, em que são explorados ambientes digitais como Canva, Trello, Google Docs e Instagram. Espera-se que a proposta em tela permita a formação discente cidadã e crítica para as especificidades linguageiras e históricas que englobam os diferentes recursos de apagamento de personalidades dissidentes, ao mesmo tempo que construa caminhos alternativos para a visibilidade de figuras públicas emblemáticas aos múltiplos contextos da cultura brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.797.677 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
Título: dc.title | As vozes que ecoam (n)o mundo: as identidades sexuais em aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CRUZ, Marcos. As vozes que ecoam no mundo - Ebook.pdf | 10,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868684/2/CRUZ, Marcos. As vozes que ecoam no mundo - Ebook.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons