Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará (UEPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Iranete Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Jofre Jacob da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soeiro, Ana Cristina Vidigal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-05T23:49:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-05T23:49:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.editoraneurus.com.br/Publicacao.aspx?id=505101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868682 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente proposta de intervenção tem o objetivo de sugerir medidas para aprimorar o ensino em dor no Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia- Cuidados Paliativos, realizado com parceria entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Hospital Ophir Loyola (HOL), referência em tratamento oncológico, e Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no Estado do Pará. As sugestões apresentadas têm como base os resultados da pesquisa intitulada "O Ensino sobre dor na perspectiva de residentes de um programa multiprofissional em oncologia-cuidados paliativos", a qual foi realizada como parte da dissertação de mestrado originada no Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazônia, promovido pela UEPA e concluída no ano de 2024. Os dados foram obtidos por meio de um estudo realizado com 27 residentes da Residência Multiprofissional em Oncologia-Cuidados Paliativos, os quais foram convidados a participar da pesquisa, após aprovação pelo Sistema de Comitês de Ética em Pesquisa- Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP-CONEP). O objetivo do estudo foi investigar a experiência dos residentes multiprofissionais no aprendizado do manejo da dor, buscando identificar desafios e lacunas existentes na abordagem dessa temática. As sugestões aqui apresentadas representam o consolidado dos achados principais e visam contribuir para o aprimoramento do ensino da temática nesse contexto específico. No entanto, espera-se que elas também possam ser utilizadas em outros contextos institucionais com abrangência na atenção oncológica, considerando a importância dessa abordagem na oferta de cuidados paliativos a pacientes acometidos pelo câncer. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oncologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados paliativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de Intervenção: O Ensino sobre Dor na Perspectiva de Residentes do Programa Multiprofissional em Oncologia - Cuidados Paliativos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: