Caderno de atividades de Matemática para o 4º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Riopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAparecida de Oliveira, Josiani-
Autor(es): dc.contributor.authorGonzales Moraes, Dânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-05T13:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-05T13:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-20-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de atividades de Matemática para o 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868538-
Resumo: dc.description.abstractO aprendizado das quatro operações fundamentais, sobretudo a divisão é um desafio para muitos educadores e estudantes na Educação Básica, a aquisição deste algoritmo muitas vezes é um processo mecânico e sem sentido. Este trabalho visa disponibilizar, instigar, oportunizar estratégias para auxiliar o processo de ensino-aprendizado, que muitas vezes se torna monótono e sem sentido em algo prazeroso e significativo através de resoluções de problemas abordados através de sequências didáticas, onde o educando possa refletir sobre seu aprendizado e tornar-se agente ativo no seu processo de aprendizagem. Com esse intuito, fazemos um estudo de como a divisão é parte intuitiva do processo de aquisição do conhecimento humano e que de seu modo o ser humano buscou estratégias para desenvolvê-la. Em seguida, fazemos um estudo das metodologias de George Pólya e Antoni Zabala que tratam, respectivamente, de resoluções de problemas e de sequências didáticas. Além disso, propomos uma situação problema abordando essas metodologias. Enfim, apresentamos um produto educacional que foi elaborado de maneira independente como fruto de todo o estudo desta dissertação. Ele tem como objetivo sugerir atividades que proporcionem aos seus educandos um momento lúdico, cercado de aventuras e de desafios na aprendizagem de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent52 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDivisãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequências didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivisão Euclidianapt_BR
Título: dc.titleCaderno de atividades de Matemática para o 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons