Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aparecida de Oliveira, Josiani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonzales Moraes, Dânia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-05T13:13:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-05T13:13:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno de atividades de Matemática para o 4º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868538 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aprendizado das quatro operações fundamentais, sobretudo a divisão é um desafio para muitos educadores e estudantes na Educação Básica, a aquisição deste algoritmo muitas vezes é um processo mecânico e sem sentido. Este trabalho visa disponibilizar, instigar, oportunizar estratégias para auxiliar o processo de ensino-aprendizado, que muitas vezes se torna monótono e sem sentido em algo prazeroso e significativo através de resoluções de problemas abordados através de sequências didáticas, onde o educando possa refletir sobre seu aprendizado e tornar-se agente ativo no seu processo de aprendizagem. Com esse intuito, fazemos um estudo de como a divisão é parte intuitiva do processo de aquisição do conhecimento humano e que de seu modo o ser humano buscou estratégias para desenvolvê-la. Em seguida, fazemos um estudo das metodologias de George Pólya e Antoni Zabala que tratam, respectivamente, de resoluções de problemas e de sequências didáticas. Além disso, propomos uma situação problema abordando essas metodologias. Enfim, apresentamos um produto educacional que foi elaborado de maneira independente como fruto de todo o estudo desta dissertação. Ele tem como objetivo sugerir atividades que proporcionem aos seus educandos um momento lúdico, cercado de aventuras e de desafios na aprendizagem de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 52 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequências didáticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão Euclidiana | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de atividades de Matemática para o 4º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons