Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viviane de Oliveira Lavandeira, Marcela do Nascimento Padilha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-04T00:29:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-04T00:29:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Recurso Educacional-Viviane Lavandeira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868535 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Segundo autores(as), como Padilha (2021), Gomes, Mota e Perinotto (2012), Raykil e Raykil (2005), Turismo Pedagógico se refere às visitas e atividades, desenvolvidas por educandos(as) e educadores(as), em locais com potencial turístico, ou que já estejam sendo utilizados pelo turismo, para fins pedagógicos, proporcionando, aos atores do processo ensino-aprendizagem, acesso a locais de entretenimento, a estabelecimentos culturais, contato com a natureza, maior interação com o objeto de estudo presente e/ou representado no local turistificado e aprofundamento do conhecimento sobre ele. De acordo com os resultados da pesquisa, essa metodologia apresenta grandes contribuições para o processo ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica, pode colaborar para a instrumentalização dos sujeitos sociais e históricos em realizarem intervenções no espaço geográfico, lutando por uma realidade e espaço mais igualitários, o que dá um sentido social ao conhecimento cientificamente produzido e à prática docente. A pesquisa analisou práticas de turismo pedagógico nas redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro e concluiu que os governos do estado e município do Rio, e suas secretarias de educação, devem concretizar leis e políticas públicas capazes de promover e intensificar atividades de Turismo Pedagógico entre todas as escolas das redes públicas citadas, a fim de avançarmos na luta por uma educação pública emancipatória e de qualidade. Com isso, o presente recurso educacional se configura como uma proposta de alteração da lei estadual do Rio de Janeiro nº 9.990/2023, que implementa o programa de Turismo Pedagógico na rede estadual de ensino, e como uma proposta de projeto de lei sobre Turismo Pedagógico para a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,42Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo Pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de lei | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de alteração da lei estadual do Rio de Janeiro de nº 9.990/23 e proposta de projeto de lei sobre turismo pedagógico para a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Recurso Educacional-Viviane Lavandeira.pdf | Proposta de Alteração da Lei Estadual do Rio de Janeiro de nº 9.990/23 e Proposta de Projeto de Lei sobre Turismo Pedagógico para a Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro | 1,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868535/2/Recurso Educacional-Viviane Lavandeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons