Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Union | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Alessandra Fagundes Furtado de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-31T20:32:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-31T20:32:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Psicologia na Promoção - Volume 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868392 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para compreender a visão geral proposta deste livro, é fundamental entender o conceito de afetividade. Refletir sobre seu significado e influência no processo de aprendizagem é válido, especialmente considerando que todos os profissionais envolvidos na construção do livro – novos pesquisadores, estudantes, competentes, profissionais de diversas áreas e dedicados pais e mães – têm experiências afetivas. A afetividade abrange diversos fenômenos, como valores, confiança, intimidade, comportamento moral, ético, sentimentos e emoções. No dicionário Aurélio (1994), a palavra “afetividade” é feminina e definida como “conjuntos de fenômenos na forma de emoções, sentimentos e paixões, sempre acompanhados da impressão de dor ou prazer, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza”. Essa variedade de sentimentos se insere no contexto afetivo e é essencial para a inclusão social e relacionamento interpessoal. Os autores do livro compartilham, não apenas suas pesquisas científicas, mas incluem suas experiências emocionais, vivenciadas em sala de aula, estágios com pacientes e relações sociais. A afetividade desempenha um papel importante no desenvolvimento individual, conforme Winnicott (1971), influenciando necessidades e interesses pessoais. Nesse processo, as relações afetivas se transformam em cognitivas, sendo essas dimensões inseparáveis na construção do livro. Ao analisar a teoria de Vygotsky sobre as dimensões cognitivas e afetivas, encontramos dois pressupostos: a oposição entre transferência ou divisão das dimensões humanas (como corpo/alma, mente/alma) e a abordagem globalizante que não separa afetivo e cognitivo como dimensões isoladas. Ainda a afetividade, segundo o dicionário de Filosofia, envolve inclinação para o bem, apreço, preocupação e cuidado. É o elemento básico dessa qualidade. Assim, afirmo que a afetividade é crucial para a promoção da saúde mental e do bem-estar, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Espero que essas reflexões suscitem inquietações ao ler este livro, destacando a Saúde Mental como uma construção afetiva influenciada pelo processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é proporcionar ao leitor uma visão completa do ser humano. Ótima leitura! - Robson Luís de Araújo | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3310 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção de Saúde Mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caleidoscópio de Reflexões Psicológicas | pt_BR |
Título: dc.title | A Psicologia na Promoção de Saúde Mental e Bem-Estar: Caleidoscópio de Reflexões Psicológicas - Volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A Psicologia na Promoção - Volume 2.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868392/2/A Psicologia na Promoção - Volume 2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons