Educação em transformação: desafios emergentes 5 (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPurificação, Marcelo Máximo-
Autor(es): dc.contributor.authorCatarino, Elisângela Maura-
Autor(es): dc.contributor.authorBigarella, Nadia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-30T04:26:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-30T04:26:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868347-
Resumo: dc.description.abstractCaros leitores, saudações. O e-book intitulado "Educação em transformação: desafios emergentes 5" constitui-se de dezessete capítulos, os quais abordam temáticas relevantes na área da educação. No primeiro capítulo, os autores dedicam-se a investigar a inserção da educação emergente na formação de professores de ciências naturais, com o objetivo de promover uma educação crítica ambiental e práticas pedagógicas transformadoras. No segundo capítulo, os autores propõem-se a compreender o protagonismo e os desafios enfrentados por jovens estudantes para ingressar no ensino superior. Já no terceiro capítulo, os autores buscam explorar uma prática pedagógica baseada em jogos, com o intuito de ampliar o desenvolvimento da cultura do futebol no contexto escolar, adotando uma abordagem de pesquisa-ação e utilizando Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e partidas de futebol. O quarto capítulo possui como objetivo produzir reflexões teóricas sobre o letramento digital para educadores em um contexto pós-pandemia. Já o quinto capítulo propõe o desenvolvimento e aplicação de um modelo didático que facilite a compreensão do cariótipo humano por estudantes do ensino médio, promovendo habilidades de observação e análise crítica, tornando o aprendizado mais interativo, concreto e contextualizado. No sexto capítulo, aborda-se a temática da educação inclusiva, com ênfase nas ações auxiliares no processo de ensino relacionado ao autismo, visando despertar o interesse pelos estudos desses alunos e promover uma abordagem humanizada. O sétimo capítulo tem como objetivo investigar o aproveitamento dos participantes de um curso planejado e implementado em Educação a Distância (EAD) sobre sepse. O oitavo capítulo, por sua vez, busca apresentar uma visão atualizada do processo avaliativo, considerando diferentes níveis e funções da avaliação, bem como uma concepção abrangente que englobe todos os momentos de aprendizagem. No nono capítulo, os autores propõem-se a investigar como a utilização de recursos humorísticos é compreendida por professores de ciências da educação básica, quando estes os repensam como instrumento para a alfabetização científica dos estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação em transformação: desafios emergentes 5 (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais