Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Monique Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:01:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-29T19:01:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação final_Monique Leandro da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a prática docente em torno da Educação Patrimonial e Ensino de História Local por meio de pesquisa realizada na cidade de Pirpirituba–PB, com especial ênfase na Escola Monsenhor Walfredo Leal e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em diálogo com outros bens patrimoniais relevantes da cidade. Reconhecendo a relevância das temáticas locais ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, entendendo-as como um processo contínuo e integrado, e não apenas restritas aos Anos Iniciais, nossa pesquisa foi estruturada com a convicção de que a experiência do aluno e sua relação com a comunidade são fundamentais em todo o percurso educacional. O trabalho se apresenta como uma proposta pedagógica voltada para o ensino de História Local e Educação Patrimonial, visando conscientizar e valorizar as expressões culturais e a memória presentes no cotidiano dos alunos. Também busca contribuir para um melhor conhecimento da história de Pirpirituba e estimular futuras e necessárias pesquisas acerca dessa história local. O produto final é a criação de um Caderno de Atividades destinado a professores de História e áreas relacionadas, com orientações sobre como incorporar as propostas deste trabalho com alunos e do Ensino Médio, podendo ser adaptado para qualquer série dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O manual explora o uso de atividades pedagógicas tanto dentro quanto fora da sala de aula, visando promover um ensino de História mais engajado com o contexto local, despertando nos alunos um olhar mais atento para as manifestações culturais e identidades que os cercam, bem como a sua valorização e o desenvolvimento de uma consciência histórica sólida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,23 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimônio cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pirpirituba–PB | pt_BR |
Título: dc.title | OLHARES SOBRE A HISTÓRIA DE PIRPIRITUBA–PB: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação final_Monique Leandro da Silva.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868327/2/Dissertação final_Monique Leandro da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons