OLHARES SOBRE A HISTÓRIA DE PIRPIRITUBA–PB: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Monique Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-29T19:01:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-29T19:01:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação final_Monique Leandro da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868327-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda a prática docente em torno da Educação Patrimonial e Ensino de História Local por meio de pesquisa realizada na cidade de Pirpirituba–PB, com especial ênfase na Escola Monsenhor Walfredo Leal e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em diálogo com outros bens patrimoniais relevantes da cidade. Reconhecendo a relevância das temáticas locais ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, entendendo-as como um processo contínuo e integrado, e não apenas restritas aos Anos Iniciais, nossa pesquisa foi estruturada com a convicção de que a experiência do aluno e sua relação com a comunidade são fundamentais em todo o percurso educacional. O trabalho se apresenta como uma proposta pedagógica voltada para o ensino de História Local e Educação Patrimonial, visando conscientizar e valorizar as expressões culturais e a memória presentes no cotidiano dos alunos. Também busca contribuir para um melhor conhecimento da história de Pirpirituba e estimular futuras e necessárias pesquisas acerca dessa história local. O produto final é a criação de um Caderno de Atividades destinado a professores de História e áreas relacionadas, com orientações sobre como incorporar as propostas deste trabalho com alunos e do Ensino Médio, podendo ser adaptado para qualquer série dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O manual explora o uso de atividades pedagógicas tanto dentro quanto fora da sala de aula, visando promover um ensino de História mais engajado com o contexto local, despertando nos alunos um olhar mais atento para as manifestações culturais e identidades que os cercam, bem como a sua valorização e o desenvolvimento de uma consciência histórica sólida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,23 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpatrimônio culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPirpirituba–PBpt_BR
Título: dc.titleOLHARES SOBRE A HISTÓRIA DE PIRPIRITUBA–PB: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons