PODCAST E ENSINO DE HISTÓRIA: DIREITOS E MANIFESTAÇÕES TRABALHISTAS NO ESTADO NOVO E NO GOVERNO TEMER

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta Jr, Marcos Tadeu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-29T18:16:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-29T18:16:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-22-
identificador: dc.identifier.otherVerso_final_da_dissertao._Marcos_Tadeu_da_Costa_Juniorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868323-
Resumo: dc.description.abstractO progresso tecnológico no século XXI teve um impacto tão significativo na sociedade que foi necessário repensar a educação a partir de novas perspectivas, inclusive, com a inserção das chamadas novas tecnologias digitais no cotidiano escolar, o que já se tornou uma realidade. Esta pesquisa examinou a eficácia do podcast como recurso didático para o ensino de história, tendo como foco a história do trabalho no Brasil, enfatizando a relevância da luta dos trabalhadores para garantir os direitos trabalhistas, comparando a Era Vargas (1930-1945) com o governo Temer (2016-108). O trabalho tratou do podcast e sua aplicação no ensino de história, uma vez que os estudantes acessam diariamente as mídias digitais e estudam por esses meios. Dessa forma, identificamos que ensinar como filtrar esses conteúdos para a aprendizagem é importante, para que eles saibam distinguir um conteúdo fundamentado de um conteúdo repleto de inconsistências. Para tal, realizamos um diálogo com a proposta apresentada por autores como Freire (2013), Luis e Assis (2009), Bittencourt (2018), Gomes (2002), entre outros. A partir dos resultados desta pesquisa, elaborou-se uma proposta de oficina composta por cinco sessões destinadas aos estudantes do ensino médio, especialmente da 3ª Série do Ensino Médio, com o objetivo de instruir os estudantes a desenvolverem um senso crítico ao ouvir um podcast e extrair aprendizagens dos conteúdos, complementando-os com outras fontes de pesquisa, assim como foi produzido e elaborado um podcast. Ademais, o objetivo foi fornecer instruções sobre como produzir um podcast, incluindo o roteiro e a gravação, utilizando o aplicativo Audiolab. As oficinas e a produção dos podcasts abordaram os Direitos Trabalhistas, com ênfase no Estado Novo e na Reforma Trabalhista (Governo Temer).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,21MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Título: dc.titlePODCAST E ENSINO DE HISTÓRIA: DIREITOS E MANIFESTAÇÕES TRABALHISTAS NO ESTADO NOVO E NO GOVERNO TEMERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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