Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa Jr, Marcos Tadeu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-29T18:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-29T18:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Verso_final_da_dissertao._Marcos_Tadeu_da_Costa_Junior | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O progresso tecnológico no século XXI teve um impacto tão significativo na sociedade que foi necessário repensar a educação a partir de novas perspectivas, inclusive, com a inserção das chamadas novas tecnologias digitais no cotidiano escolar, o que já se tornou uma realidade. Esta pesquisa examinou a eficácia do podcast como recurso didático para o ensino de história, tendo como foco a história do trabalho no Brasil, enfatizando a relevância da luta dos trabalhadores para garantir os direitos trabalhistas, comparando a Era Vargas (1930-1945) com o governo Temer (2016-108). O trabalho tratou do podcast e sua aplicação no ensino de história, uma vez que os estudantes acessam diariamente as mídias digitais e estudam por esses meios. Dessa forma, identificamos que ensinar como filtrar esses conteúdos para a aprendizagem é importante, para que eles saibam distinguir um conteúdo fundamentado de um conteúdo repleto de inconsistências. Para tal, realizamos um diálogo com a proposta apresentada por autores como Freire (2013), Luis e Assis (2009), Bittencourt (2018), Gomes (2002), entre outros. A partir dos resultados desta pesquisa, elaborou-se uma proposta de oficina composta por cinco sessões destinadas aos estudantes do ensino médio, especialmente da 3ª Série do Ensino Médio, com o objetivo de instruir os estudantes a desenvolverem um senso crítico ao ouvir um podcast e extrair aprendizagens dos conteúdos, complementando-os com outras fontes de pesquisa, assim como foi produzido e elaborado um podcast. Ademais, o objetivo foi fornecer instruções sobre como produzir um podcast, incluindo o roteiro e a gravação, utilizando o aplicativo Audiolab. As oficinas e a produção dos podcasts abordaram os Direitos Trabalhistas, com ênfase no Estado Novo e na Reforma Trabalhista (Governo Temer). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,21MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Título: dc.title | PODCAST E ENSINO DE HISTÓRIA: DIREITOS E MANIFESTAÇÕES TRABALHISTAS NO ESTADO NOVO E NO GOVERNO TEMER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Verso_final_da_dissertao._Marcos_Tadeu_da_Costa_Junior.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868323/2/Verso_final_da_dissertao._Marcos_Tadeu_da_Costa_Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons