Desvendando a Melodia das Emoções: Uma Jornada Musical pela Porcentagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Júnior, José Ferreira da-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-29T14:05:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-29T14:05:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
identificador: dc.identifier.otherDesvendando a Melodia das Emoções: Uma Jornada Musical pela Porcentagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868299-
Resumo: dc.description.abstractE pensando nos variados temas, foi através de uma conversa com a professora de matemática de uma escola de Conceição do Araguaia, que decidimos que o melhor seria perguntar para os alunos do 1 ano Ensino Médio, em qual tema eles percebem um problema, que gostariam de entender melhor dentro da sua realidade e propor juntos uma solução. Desta forma, eu e a professora da turma levamos alguns temas como proposta, para que os alunos entrassem na dinâmica da escolha e de também dá sugestão para que de forma unânime o tema fosse escolhido para o nosso trabalho. Os temas propostos por mim, pela professora e pelos alunos da turma foram: LIXO, ENERGIA ELETRICA, ÁGUA, NAMORO NA ADOLESCENCIA, MÚSICA, ASTRONOMIA e CANTEIRO DE HORTA. Os temas foram colocados no quadro para que os 25 alunos da turma presentes nesse dia, votassem no tema da sua preferência, e com 17 votos a MÚSICA foi o tema escolhido pela maioria dos alunos. E pela coincidência de num sábado anterior a essa pesquisa, eu ter assistido uma palestra online da Academia Cearense de Matemática – ACM, com o tema a Lógica da Música, acabou surgindo uma ideia para trabalharmos a porcentagem como o objeto de conhecimento dessa modelagem. Ainda neste dia e diante do tema já decidido, perguntei para os alunos: Por que eles pedem para trocar as músicas sugeridas pela escola nos eventos culturais? e de uma forma unânime os alunos não conseguiram responder com clareza, então a turma decidiu que queriam descobrir o motivo de forma objetiva e clara, e foi nesse momento que começamos a listar os gêneros musicais de acordo com a preferência dos alunos presentes, e em seguida foram colocados no quadro para que eles pudessem votar em apenas um gênero musical da sua preferência, e tivemos o seguinte resultado: Dos 25 alunos presentes nesse dia, 6 votos foram para o Funk, 5 votos foram para a Música Gospel, 4 votos para a Música Internacional (Romântica), 3 votos para o Rap, 3 votos para a Música Sertaneja, 2 votos para o Reggae, 1 voto para o Pagode, 1 voto para o Rock e nenhum voto para o forró como a principal opção de estilo musical, e vale lembrar que o forró foi um estilo musical sugerido pelos próprios alunos. Por tanto, diante da problemática e dos dados obtidos nesse momento de interação com os alunos, foi possível produzir este livro, que tem por objetivo oferecer a oportunidade de utilizar a modelagem no ensino de porcentagem, tendo como tema a música, que é tão presente em nosso dia a dia, em meio aos diferentes gêneros musicais apreciados pelos nossos alunos, oportunizando assim para os professores uma nova ferramenta de ensino que está sendo disponibilizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1224pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero Musicalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPorcentagempt_BR
Título: dc.titleDesvendando a Melodia das Emoções: Uma Jornada Musical pela Porcentagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais