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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ademilson Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-27T10:55:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-27T10:55:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=o-google-classroom-no-ensino-remoto-da-ufes&ebook_ano=2024&ebook_caps=0&ebook_org=0 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868275 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo pertence à área das tecnologias educativas e se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19, na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo (Ufes). Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. A proposta deste estudo deu-se em razão da pesquisa de Dissertação de Mestrado do autor. Ela foi apresentada, defendida e aprovada no Mestrado Profissional em Informática na Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre, em 09 de agosto de 2023, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Ela está inserida no seguinte contexto: Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, localizada em Vitória, ES; Relacionada ao Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial, em decorrência das consequências da Pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021; Educação a distância, através das novas tecnologias; O uso do Google Classroom no processo de ensino-aprendizagem na Ufes. Logo, a partir desta contextualização levantou-se a seguinte questão problema: “Como o Software Google Classroom pode colaborar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem e impactar no Ensino Público Federal do Ensino Superior?” Visto que o objetivo geral é analisar como o Google Classroom foi utilizado na UFES para a implementação do ensino remoto. E, a partir desta sistematização elaborou-se os objetivos específicos: Verificar a formação que os professores tiveram para usar o Google Classroom; Verificar o impacto que o uso do Google Classroom teve; Verificar as ferramentas do Google Classroom que eram usadas e desprezadas pelos professores; Verificar o motivo de algumas ferramentas não serem utilizadas. Ressalta-se que os objetivos específicos, bem como as demais características deste estudo de caso, estão relacionados com as hipóteses apresentadas abaixo: A capacitação de professores, referente às questões tecnológicas, pedagógicas e de conteúdo contribui de forma positiva no uso do Google Classroom, como ambiente virtual de aprendizagem. O domínio das ferramentas do software Google Classroom influencia positivamente o uso do aplicativo pelos professores. O acesso a computadores de última geração é um fator determinante para o sucesso na utilização do Google Classroom. A disponibilidade de recursos tecnológicos e internet de qualidade para professores e alunos influência de forma positiva o uso do Google Classroom. Então, de acordo com as proposições citadas foi possível realizar a pesquisa. E através dela notase que são tendências atuais a utilização do Software Google Classroom, como apoio ao ensino presencial. E as implicações dele para o processo de ensino e aprendizagem, é justamente propor melhorias na concepção do processo de ensino-aprendizagem na Ufes, e recomendar para outras instituições de ensino. Destaca-se que o público-alvo desse estudo de caso são aproximadamente 140 professores de graduação da Ufes, referente aos campi de Goiabeiras e Maruípe localizados em Vitória, ES, pertinente aos departamentos de: Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Logo, justifica-se esta pesquisa pelo desejo de entender as dificuldades e as vantagens em relação ao uso do Google Classroom e, assim, poder repensar e propor melhorias na concepção do processo de ensinar e aprender na Ufes., mediado por esta tecnologia e recomendar para outras instituições de ensino. E, por fim, conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior. Portanto, é de alta relevância para toda sociedade, em especial para os profissionais da área da educação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Plataformas de aprendizagem online. 2. Educação à distância e online | pt_BR |
Título: dc.title | O Google Classroom no ensino remoto da UFES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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