Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Guzmán, Maribel Alejandrina Valenzuela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sucari, Wilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-26T20:43:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-26T20:43:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | La presente investigación tuvo como objetivo establecer el nivel de dominio de los componentes que integran las competencias investigativas, en los estudiantes de postgrado, así como establecer las estrategias que se aplican en el proceso formativo para llegar a ese nivel de competencia, lo cual es un referente para el desarrollo de una cultura investigativa. fue un estudio fundamentado epistemológicamente en la hermenéutica interpretativa, revistió un enfoque mixto, con un muestreo no probabilístico intencional. Así mismo se aplicó un cuestionario diseño propio y validado a través de la metodología de expertos a docentes y estudiantes, el cual revestía una escala de Likert que permitió establecer el nivel de dominio de los componentes de las competencias investigativas en estudiantes. Entre los principales resultados destacan que las competencias investigativas en los estudiantes de posgrado reflejan un nivel de dominio básico, lo anterior indica que se tienen las capacidades para realizar investigación. Para el desarrollo de las competencias investigativas tanto profesores como estudiantes coincidieron en indicar que se utilizan estrategias basadas en el trabajo colaborativo, las que vinculan la teoría con la práctica, la clase magistral, entre otras. Se manifiestan experiencias significativas en la aplicación de la investigación en el aula durante la formación del estudiante. Se concluye que las competencias investigativas en los estudiantes reflejan un nivel básico, lo que se incentiva desde el aula, aplicando estrategías de enseñanza y aprendizjae que aplican los profesores, a pesar del esfuerzo que se realiza, debe fortalecerse la cultura investigativa, | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | investigative | pt_BR |
Título: dc.title | Post-graduation research skills at the University of San Carlos of Guatemala (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: