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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fabiano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Werá, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crudzá, Idiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kraho, Letícia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tupinambá, Maria Agraciada | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trindade, Laís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-25T13:16:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-25T13:16:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ANAUÊ Cultura indígena | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em 2024, o ineditismo de nossa ação, concretizado pela publicação do Edital Anauê Cultura Indígena, possibilitou selecionarmos algumas histórias contadas por quem faz e estuda a educação indígena no país e, reunimos neste eBook o resultado desta seletiva. Agradecemos a todos que participaram deste certame ainda que não tenham logrado êxito, pois sabemos das dificuldades enfrentadas ao expressarmos na escrita, nossas ideias, pensamentos, ações e modo de viver. Nesse percurso, conscientizamo-nos da extensão territorial do Brasil e, sentimos os entraves que o sistema de comunicação implantado neste país, oferece para que nossas vozes, nossos pensamentos, etc. possam chegar aos lugares e aos povos que vivem distantes dos centros urbanos. Compreendemos que, na prática, muito do que tem sido feito na educação brasileira, qualquer que seja sua vertente, é reflexo da aplicação de métodos e casos forasteiros, adaptados ao nosso país, inicialmente protagonizados de modo despretensioso e desprovidos de estudos aprofundados, mas que com o passar do tempo, acabam por se tornarem referência, conquistando vultosos investimentos, enquanto que outras experiências e, porque não dizer, inúmeras, usando as vestes que a realidade do cotidiano lhes proporcionam, trilham por tortuosos caminhos, com poucos recursos e mínima visibilidade. Por último, reconhecemos a tímida participação dos povos indígenas nas ciências humanas, especificamente na área da educação, enquanto fazer ciência, enquanto criar situações que promovam a reflexão e a inquietação de nossas mentes pensantes, pois reforçamos aqui a nossa crença de que essa temática seja fundamental para o fortalecimento de qualquer cultura, em especial, neste caso, da cultura indígena em nosso país. Parimpar | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação indígena brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cultura indígena brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parimpar | pt_BR |
Título: dc.title | - ANAUÊ Cultura indígena -Educação inclusiva, narrativas de experiências nas escolas indígenas ou nas comunidades indígenas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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ANAUÊ Cultura indígena.pdf | 3.38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868219/2/ANAUÊ Cultura indígena.pdfDownload |
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