- ANAUÊ Cultura indígena -Educação inclusiva, narrativas de experiências nas escolas indígenas ou nas comunidades indígenas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fabiano-
Autor(es): dc.contributor.authorWerá, Marcelo-
Autor(es): dc.contributor.authorCrudzá, Idiane-
Autor(es): dc.contributor.authorKraho, Letícia-
Autor(es): dc.contributor.authorTupinambá, Maria Agraciada-
Autor(es): dc.contributor.authorTrindade, Laís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-25T13:16:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-25T13:16:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherANAUÊ Cultura indígenapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868219-
Resumo: dc.description.abstractEm 2024, o ineditismo de nossa ação, concretizado pela publicação do Edital Anauê Cultura Indígena, possibilitou selecionarmos algumas histórias contadas por quem faz e estuda a educação indígena no país e, reunimos neste eBook o resultado desta seletiva. Agradecemos a todos que participaram deste certame ainda que não tenham logrado êxito, pois sabemos das dificuldades enfrentadas ao expressarmos na escrita, nossas ideias, pensamentos, ações e modo de viver. Nesse percurso, conscientizamo-nos da extensão territorial do Brasil e, sentimos os entraves que o sistema de comunicação implantado neste país, oferece para que nossas vozes, nossos pensamentos, etc. possam chegar aos lugares e aos povos que vivem distantes dos centros urbanos. Compreendemos que, na prática, muito do que tem sido feito na educação brasileira, qualquer que seja sua vertente, é reflexo da aplicação de métodos e casos forasteiros, adaptados ao nosso país, inicialmente protagonizados de modo despretensioso e desprovidos de estudos aprofundados, mas que com o passar do tempo, acabam por se tornarem referência, conquistando vultosos investimentos, enquanto que outras experiências e, porque não dizer, inúmeras, usando as vestes que a realidade do cotidiano lhes proporcionam, trilham por tortuosos caminhos, com poucos recursos e mínima visibilidade. Por último, reconhecemos a tímida participação dos povos indígenas nas ciências humanas, especificamente na área da educação, enquanto fazer ciência, enquanto criar situações que promovam a reflexão e a inquietação de nossas mentes pensantes, pois reforçamos aqui a nossa crença de que essa temática seja fundamental para o fortalecimento de qualquer cultura, em especial, neste caso, da cultura indígena em nosso país. Parimparpt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação indígena brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura indígena brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectindígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParimparpt_BR
Título: dc.title- ANAUÊ Cultura indígena -Educação inclusiva, narrativas de experiências nas escolas indígenas ou nas comunidades indígenaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologiapt_BR
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