A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, COMO RECURSO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM A PARTIR DA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Handus Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Celeste-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-26T13:50:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-26T13:50:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherLINGUAGEM MATEMÁTICA:TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868208-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo traz a tona a discussão acerca da dificuldade de compreensão da linguagem matemática pelos alunos do ensino fundamental, como um recurso de aprendizagem para o sucesso nas atividades e para apropriação do conhecimento a partir do conceito de revisão semiotica apresentado por Raymond Duval. A pesquisa tem como objetivo investigar a importância da compreensão da linguagem matemática nas atividades de sala de aula, como recurso para melhorar a aprendizagem a partir da teoria da representação semiótica. Um dos grandes problemas evidenciados no Ensino fundamental diz respeito as dificuldades de aprendizagem de Matemática, muitos deles por falta se assimilação por parte dos alunos das fórmulas e símbolos que compõe a sua linguagem considerando o sistema semiótico o registro de representação como fator importante para atender as funções relacionadas a cognição partir da representação e a conversão dessa linguagem. Nesse sentido, a investigação contribui para discussões relacionadas às dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a compreensão da linguagem matemática o sucesso na execução das atividades correspondentes ao conteúdo proposto pelas ementas curriculares para o ensino fundamental. Trata-se de uma revisão de literatura a partir de metodologia descritiva exploratória, com uma abordagem qualitativa relacionada ao tema, tendo como embasamentos as pesquisas realizadas nos principais sites de pesquisa científica como Google acadêmico e SciElo. Está compreendido na linguagem matemática um processo de tradução ou conversão da linguagem natural para uma linguagem formalizada, específica dessa disciplina. Essa característica se constitui, em muitos casos, em obstáculos para o processo de apropriação de conceitos necessários para a aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent896 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, COMO RECURSO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM A PARTIR DA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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