Preservação Das Abelhas Nativas: uma sequência didática para a educação ambiental de estudantes da 1ª série do ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Lidiane Rosa dos-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Francielle Amâncio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T23:40:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T23:40:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
identificador: dc.identifier.otherPRESERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868199-
Resumo: dc.description.abstractNa atualidade nós docentes temos que pensar e repensar em planejar nossas aulas para que elas não sigam a tendência do ensino convencional quadro e giz. Ao ensinar educação ambiental faz-se necessário inovar as aulas com atividades que os estudantes possam ser mais participativos e ativos no processo de aprendizagem para que ocorra a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis para resolver problemas no ambiente onde estão inseridos. Documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância do estudante ser protagonista durante sua formação, não sendo apenas sujeito passivo na construção da sua aprendizagem, ele precisa estar inserido ativamente nesse processo e desenvolver as competências e as suas habilidades. Para que isso ocorra, novas metodologias devem ser pensadas e executadas ao longo das aulas. Nesse sentido, a educação ambiental deve ser trabalhada ao longo da formação do estudante não apenas em datas comemorativas e com ideias de preservação do ambiente, não que isso, seja errado, mais deve ser trabalhada de forma que faça os estudantes pensarem “fora da caixinha”, ou seja, pensarem em possibilidades embasadas na ciência para solucionar problemas que os cerca e a comunidade. Como proposta para a (re)significação da Educação Ambiental na Educação Básica, a partir da formação de professores, esta sequência didática disponibiliza uma possibilidade de ensinar sobre a conscientização e preservação das abelhas sem ferrão de maneira contextualizada, reflexiva, gerando autonomia no estudante e destacando-o como principal sujeito em seu processo de aprendizagem. Utilizar aulas diversificadas podem ser um caminho para ajudá-lo. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa sistematizada da perspectiva da Tendência da Educação Ambiental Crítica, realizamos esta sequência didática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Esperamos que ela possa contribuir com sua prática docente e acrescentar em sua formação. Boas Aulas!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.953 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolinizadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLapbookpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLúdicopt_BR
Título: dc.titlePreservação Das Abelhas Nativas: uma sequência didática para a educação ambiental de estudantes da 1ª série do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
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