Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Lidiane Rosa dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Francielle Amâncio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-24T23:40:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-24T23:40:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868199 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na atualidade nós docentes temos que pensar e repensar em planejar nossas aulas para que elas não sigam a tendência do ensino convencional quadro e giz. Ao ensinar educação ambiental faz-se necessário inovar as aulas com atividades que os estudantes possam ser mais participativos e ativos no processo de aprendizagem para que ocorra a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis para resolver problemas no ambiente onde estão inseridos. Documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destacam a importância do estudante ser protagonista durante sua formação, não sendo apenas sujeito passivo na construção da sua aprendizagem, ele precisa estar inserido ativamente nesse processo e desenvolver as competências e as suas habilidades. Para que isso ocorra, novas metodologias devem ser pensadas e executadas ao longo das aulas. Nesse sentido, a educação ambiental deve ser trabalhada ao longo da formação do estudante não apenas em datas comemorativas e com ideias de preservação do ambiente, não que isso, seja errado, mais deve ser trabalhada de forma que faça os estudantes pensarem “fora da caixinha”, ou seja, pensarem em possibilidades embasadas na ciência para solucionar problemas que os cerca e a comunidade. Como proposta para a (re)significação da Educação Ambiental na Educação Básica, a partir da formação de professores, esta sequência didática disponibiliza uma possibilidade de ensinar sobre a conscientização e preservação das abelhas sem ferrão de maneira contextualizada, reflexiva, gerando autonomia no estudante e destacando-o como principal sujeito em seu processo de aprendizagem. Utilizar aulas diversificadas podem ser um caminho para ajudá-lo. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa sistematizada da perspectiva da Tendência da Educação Ambiental Crítica, realizamos esta sequência didática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Esperamos que ela possa contribuir com sua prática docente e acrescentar em sua formação. Boas Aulas! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14.953 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Polinizadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lapbook | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
Título: dc.title | Preservação Das Abelhas Nativas: uma sequência didática para a educação ambiental de estudantes da 1ª série do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_LIDIANE.pdf | 14,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868199/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_LIDIANE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons