Inventário da Realidade: REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM DO PROFESSOR COMO FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDemarchi, Fernando-
Autor(es): dc.contributor.authorFaria e Silva, Thiago de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T19:59:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T19:59:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
identificador: dc.identifier.otherInventário da Realidade: Reflexões sobre a imagem do professor como formação e informação na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823383-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo visa a analisar e refletir sobre a imagem do professor como agente de formação e informação, particularmente no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, busca-se avaliar o impacto desses elementos na percepção dos alunos matriculados nos cursos de Tecnologia em Hotelaria e Técnico em Hospedagem Integrado ao EM, bem como na identidade profissional dos próprios docentes, considerando o contexto específico do Instituto Federal de Brasília (Campus Riacho Fundo), fornecendo uma análise e reflexão sobre a imagem profissional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como avaliar o impacto desses elementos no processo de aprendizagem dos alunos e na qualidade geral da educação profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, o método foi organizado com abordagem qualitativa com foco nas percepções imagéticas, haja vista que essas estratégias, ainda pouco exploradas na EPT, têm o potencial de oferecer insights valiosos. Para a obtenção dos resultados, este estudo empregou procedimentos metodológicos exploratórios mistos, tais como questionários e grupos focais. A pesquisa contou ainda com uma revisão da literatura, incorporando contribuições de autores especializados na temática da imagem. Os resultados advindos destas investigações possuem um potencial significativo para aprimorar as práticas pedagógicas relacionadas à imagem e promover o desenvolvimento profissional dos docentes atuantes nesse domínio específico da educação. Os resultados evidenciam que a definição da imagem abarca múltiplas dimensões, requerendo uma integração harmoniosa de seus elementos individuais para formar uma totalidade coesa. Na análise da aparência, torna-se patente que as características visíveis não podem ser consideradas de forma isolada ou independente umas das outras. Dentro desse contexto, o universo visual é concebido como um sistema orgânico, no qual é difícil remover qualquer elemento sem provocar uma alteração substancial em toda a imagem. A pesquisa enfatiza as percepções imagéticas dos alunos em relação aos professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como as percepções dos próprios professores em relação à sua própria imagem. O produto educacional gerou resultados positivos e os professores demonstraram que seu uso contribuirá para o aprimoramento da imagem como formação e informação no ambiente do campus.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent38MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectimagem pessoalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomunicação não-verbalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImagem do docente na EPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectimagem profissional de professorespt_BR
Título: dc.titleInventário da Realidade: REFLEXÕES SOBRE A IMAGEM DO PROFESSOR COMO FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons