
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josué Jorge Gonçalves da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Michelle Leandro de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wandemberg da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:39:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T19:39:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tecnologias e Personalização do Ensino | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823382 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa a relação entre personalização do ensino e tecnologias educacionais, destacando o papel destas na construção de uma educação mais individualizada e eficaz. Abordando teorias da aprendizagem como o construtivismo, a aprendizagem significativa e as inteligências múltiplas, o estudo demonstra como a personalização, aliada à tecnologia, pode otimizar o processo de ensino-aprendizagem, adaptando-o às necessidades individuais de cada aluno. O artigo explora ainda teorias da educação, como a pedagogia diferenciada e a aprendizagem autodirigida, e teorias da tecnologia educacional, como o conectivismo, a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada e a gamificação, evidenciando o potencial dessas ferramentas para criar experiências de aprendizagem personalizadas e envolventes. São discutidos os desafios para a implementação da personalização em larga escala, como a falta de infraestrutura e a necessidade de formação de professores, mas também as oportunidades de se construir um futuro educacional mais personalizado, engajador e eficaz. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 725 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Personalização do Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Tecnologias Educacionais e Personalização do Ensino: Desafios e Oportunidades | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons