Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josué Jorge Gonçalves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Michelle Leandro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wandemberg da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T19:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823381 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo discute a importância do desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo em alunos, no contexto da educação do século XXI. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamenta-se em teorias da aprendizagem, como o construtivismo e a aprendizagem significativa, e em teorias da educação, como a pedagogia diferenciada e a aprendizagem autodirigida. Aponta a necessidade de romper com o modelo tradicional de ensino e apresenta estratégias pedagógicas para promover o pensamento crítico e reflexivo, como a Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (ABP/PBL), debates e discussões estruturadas, análise crítica de textos e o questionamento socrático. O estudo destaca o potencial dessas estratégias para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como a autonomia, a resolução de problemas, a tomada de decisões e a criatividade. Além disso, discute os desafios e oportunidades da implementação dessas estratégias em larga escala, enfatizando a necessidade de investimentos em formação de professores e adaptação da infraestrutura escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Crítico e Reflexivo | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias Pedagógicas para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo em Alunos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons