
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josué Jorge Gonçalves da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Michelle Leandro de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wandemberg da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:33:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T19:33:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823381 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo discute a importância do desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo em alunos, no contexto da educação do século XXI. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo, fundamenta-se em teorias da aprendizagem, como o construtivismo e a aprendizagem significativa, e em teorias da educação, como a pedagogia diferenciada e a aprendizagem autodirigida. Aponta a necessidade de romper com o modelo tradicional de ensino e apresenta estratégias pedagógicas para promover o pensamento crítico e reflexivo, como a Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (ABP/PBL), debates e discussões estruturadas, análise crítica de textos e o questionamento socrático. O estudo destaca o potencial dessas estratégias para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como a autonomia, a resolução de problemas, a tomada de decisões e a criatividade. Além disso, discute os desafios e oportunidades da implementação dessas estratégias em larga escala, enfatizando a necessidade de investimentos em formação de professores e adaptação da infraestrutura escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,01 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Crítico e Reflexivo | pt_BR |
| Título: dc.title | Estratégias Pedagógicas para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo em Alunos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons