
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josué Jorge Gonçalves da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Michelle Leandro de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wandemberg da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:23:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T19:23:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (ABP) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823379 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa a Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (ABP) como uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de competências no século XXI. A ABP, ao romper com o modelo tradicional de ensino, coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, estimulando a autonomia, o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração. O estudo discute a definição, características e histórico da ABP, destacando sua relevância no contexto atual de rápidas transformações tecnológicas e sociais. Além disso, o artigo explora as competências do século XXI, classificando-as em cognitivas, socioemocionais e tecnológicas, e enfatizando sua importância para o sucesso acadêmico, profissional e para o exercício da cidadania. A relação entre a ABP e o desenvolvimento dessas competências é analisada com base em estudos e evidências, demonstrando o potencial da ABP para preparar os alunos para os desafios do futuro. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 953 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (ABP) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Personalização do Ensino. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Século XXI | pt_BR |
| Título: dc.title | Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (ABP): Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Competências no Século XXI | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons