ROTEIRIZAÇÃO PARA ATIVIDADE DE POCKET SHOW EM FILOSOFIA NA AFROPERSPECTIVIDADE EM AMBIENTE FORMAL DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO FILHO, HELIO FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Suelen Adriani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T02:40:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T02:40:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-21-
identificador: dc.identifier.otherROTEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADE DE ENSINO EM FILOSOFIA NA AFROPERSPECTIVIDADE EM AMBIENTE FORMAL, CONSTRUÇÃO DO POCKET SHOWpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778436-
Resumo: dc.description.abstractAs diretrizes e bases da educação nacional foram legalmente modificadas em 2008 para incluir o tema “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” no currículo educacional. A filosofia da Afroperspectividade tem como referenciais teóricos a afrocentricidade, o quilombismo e o perspectivismo ameríndio, e a aproximação com esse conjunto de conhecimentos possibilita a construção de um processo reflexivo sobre a sociedade e a cidadania da população brasileira. Contudo, os professores de filosofia têm dificuldades em lidar com questões étnico-raciais em suas aulas, principalmente devido à filosofia eurocêntrica aprendida na graduação, à falta de atualização na adaptação curricular é o produto tecnológico Este Roteiro para a construção da atividade Pocket Show foi construído como recurso pedagógico para o ensino da Filosofia Afroperspectivista em ambientes de ensino formais, informais e não-formais de ensino. Este é um dos produtos produzidos durante o mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. A proposta é que seja trabalhado com os discentes as temáticas disponibilizadas, como poesia, letra, música, etc. Esta ferramenta é útil e eficaz para a proposta, e foi validada como instrumento de ensino para abordar os referenciais teóricos, de forma lúdica e artística. Esta ferramenta permite ainda a interação entre os participantes e o acompanhamento/avaliação da aquisição de conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent170KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino, afroperspectividade, filosofia, pocket showpt_BR
Título: dc.titleROTEIRIZAÇÃO PARA ATIVIDADE DE POCKET SHOW EM FILOSOFIA NA AFROPERSPECTIVIDADE EM AMBIENTE FORMAL DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDESENVOLVIMENTO DO PRODUTO E DISSERTAÇÃO DO MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons