Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | ProfEPT - IFC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Maira Cambraia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALBERTO, Simão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T19:20:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T19:20:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | REFLEXÕES ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DE HISTÓRIA DO EMI DO IFC, SOBRE EPT: UMA BUSCA PELA INFLUÊNCIA TEÓRICA EM SEUS PLANOS DE ENSINO. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Material Didático Instrucional: “Repositório das Produções Científicas dos docentes do IFC” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778420 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as influências teóricas presentes nas produções científicas dos docentes de História do Instituto Federal Catarinense - IFC ecoam em seus planos de ensino para as turmas do Ensino Médio Integrado - EMI. Tendo como recorte temporal os anos de 2008 a 2022 para levantamento das produções científicas dos docentes, enquanto, para análise dos planos de ensino, considerou-se os planos elaborados após a diretriz do ensino médio do IFC, ou seja, de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo que gravitou em torno da temática história e memória da Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é classificada como exploratória. Baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental. Os dados coletados foram analisados através da Análise Textual Discursiva - ATD, de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontam que os docentes apresentam em suas produções científicas contextualizações sobre dualidade estrutural, contexto histórico da EPT e concepções de formação integrada, politécnica e omnilateral. Entretanto, em seus planos de ensino de História, tais influências teóricas não foram perceptíveis. Diante deste resultado, julgou-se relevante propor um instrumento de ensino, pesquisa e estudo, como Produto Educacional - PE, o qual resultou em um website, intitulado Repositório das produções científicas dos docentes de História do IFC, que, além de contribuir para valorização das produções científicas destes educadores, poderá transformar-se em um recurso didático por excelência capaz de auxiliar ao ensino da história da EPT, tendo como alicerce os referenciais teóricos evidenciados pelos docentes em seus textos de cunho científico. O PE tende ainda, proporcionar aos discentes do Ensino Médio Integrado acesso a informações sobre a história do IFC e a história e memória da EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Científica de docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DE HISTÓRIA DO EMI DO IFC, SOBRE EPT: UMA BUSCA PELA INFLUÊNCIA TEÓRICA EM SEUS PLANOS DE ENSINO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memórias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons