REFLEXÕES ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DE HISTÓRIA DO EMI DO IFC, SOBRE EPT: UMA BUSCA PELA INFLUÊNCIA TEÓRICA EM SEUS PLANOS DE ENSINO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProfEPT - IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Maira Cambraia-
Autor(es): dc.contributor.authorALBERTO, Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T19:20:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T19:20:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-18-
identificador: dc.identifier.otherREFLEXÕES ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DE HISTÓRIA DO EMI DO IFC, SOBRE EPT: UMA BUSCA PELA INFLUÊNCIA TEÓRICA EM SEUS PLANOS DE ENSINO.pt_BR
identificador: dc.identifier.otherMaterial Didático Instrucional: “Repositório das Produções Científicas dos docentes do IFC”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778420-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender como as influências teóricas presentes nas produções científicas dos docentes de História do Instituto Federal Catarinense - IFC ecoam em seus planos de ensino para as turmas do Ensino Médio Integrado - EMI. Tendo como recorte temporal os anos de 2008 a 2022 para levantamento das produções científicas dos docentes, enquanto, para análise dos planos de ensino, considerou-se os planos elaborados após a diretriz do ensino médio do IFC, ou seja, de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo que gravitou em torno da temática história e memória da Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é classificada como exploratória. Baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental. Os dados coletados foram analisados através da Análise Textual Discursiva - ATD, de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontam que os docentes apresentam em suas produções científicas contextualizações sobre dualidade estrutural, contexto histórico da EPT e concepções de formação integrada, politécnica e omnilateral. Entretanto, em seus planos de ensino de História, tais influências teóricas não foram perceptíveis. Diante deste resultado, julgou-se relevante propor um instrumento de ensino, pesquisa e estudo, como Produto Educacional - PE, o qual resultou em um website, intitulado Repositório das produções científicas dos docentes de História do IFC, que, além de contribuir para valorização das produções científicas destes educadores, poderá transformar-se em um recurso didático por excelência capaz de auxiliar ao ensino da história da EPT, tendo como alicerce os referenciais teóricos evidenciados pelos docentes em seus textos de cunho científico. O PE tende ainda, proporcionar aos discentes do Ensino Médio Integrado acesso a informações sobre a história do IFC e a história e memória da EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal Catarinensept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Científica de docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlano de Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DOS DOCENTES DE HISTÓRIA DO EMI DO IFC, SOBRE EPT: UMA BUSCA PELA INFLUÊNCIA TEÓRICA EM SEUS PLANOS DE ENSINO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memóriaspt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons