Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Antonio Valbert Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jorge dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-21T14:41:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-21T14:41:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1460 | - |
identificador: dc.identifier.other | Programa Ensinar: práticas curriculares na formação de professores em Buriticupu | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778418 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa Ensinar faz parte das políticas públicas de formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. No município de Buriticupu-MA, as primeiras turmas (Letras, História e Pedagogia) se instalaram no segundo período de 2022. As vivências educativas, as pesquisas e as ações de extensão têm sido exponenciais para a formação de professores no município. Os relatos de experiências organizadas neste material são frutos das experiências dos alunos das três turmas e reúnem discussões pertinentes ao campo social e educacional vivenciados no município de Buriticupu-MA. O livro “Programa Ensinar: Práticas Curriculares na Formação de Professores em Buriticupu” foi organizado com muito respeito e dedicação à formação de professores. Entendemos que as atividades desenvolvidas durante as disciplinas de Prática Curricular e sua organização dinâmica e flexível serviram como um grande espaço de aprendizagem na construção da identidade profissional. O processo de ação-reflexão-ação proporcionado através da disciplina foi valioso para pensarmos na educação em suas diversas nuances, desde a perspectiva político social à educacional. Neste trabalho, os autores estabeleceram um grau de compromisso com o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão através da implementação de atividades planejadas em diferentes espaços sociais e educacionais com foco nas temáticas descritas a seguir, as quais foram problematizadas, desenvolvidas, executadas e apresentaram resultados em suas especificidades por meio de diálogos com estudantes, professores, familiares, dentre outros grupos sociais. O presente estudo, encontra-se estruturado através dos tópicos a seguir: 1. Análise de produções textuais multissemióticos: reflexos do multiletramentos através de leituras artísticas de alunos do ensino médio; 2. A representação da mulher negra na obra de Maria Firmina dos Reis: um estudo bibliográfico; 3. Saúde emocional dos docentes da Escola Unidade Integrada Rui Barbosa de 6º ao 9º ano; 4. Voçorosas: análise multidimensional dos impactos sociais dos efeitos erosivos no bairro Terra Bela em Buriticupu-MA; 5. A festa da menina moça entre os Guajajaras: ritual, resistência e identidade; 6. Leitura e escrita: um estudo de caso no 7º ano do ensino fundamental na U. I. Profª Valdeana Almeida dos Reis; 7. Práticas restaurativas na prevenção de conflito e violência na escola por meio da cultura de paz; 8. Práticas de incentivo à leitura: construindo leitores críticos. Os trabalhos apresentados neste livro são fruto de um esforço coletivo e de um compromisso com a formação de professores que valorizam a integração e a troca de conhecimentos. Esperamos que vocês possam apreciar e reconhecer a riqueza das contribuições aqui reunidas, que não apenas demonstram a capacidade analítica e crítica dos alunos, mas também evidenciam o potencial transformador da educação interdisciplinar. Que esta leitura inspire novos olhares, reflexões e diálogos, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. Boa leitura! ISBN 978-65-5388-244-7 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-244-7 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Ensinar | pt_BR |
Título: dc.title | Programa Ensinar: práticas curriculares na formação de professores em Buriticupu | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: