O Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula: Dialogicidade à Práxis do Docente e ferramenta cidadã de construção de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPimentel, Paulo Roberto Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-21T02:05:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-21T02:05:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-20-
identificador: dc.identifier.otherO Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778415-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho aborda temática vital para a sociedade mundial no século XXI: educação e tecnologias, a digitalidade e conectividade no contexto escolar influenciando os processos interativos de aprendizagem significativas em sala de aula e as engrenagens capitalista. O objetivo fulcral gravitou em analisar o uso das tecnologias digitais integrado à sala de aula dialogicidade necessária à práxis docente e como ferramenta cidadã de construção de aprendizagem. Para o suporte teórico-metodológico investigou-se as contribuições de: Perrenoud (1999), Freire (2001), Moran (2015), Ponce (2015), Cortella (2016), Paro (2016), Schuartz & Sarmento (2020), Tornaghi (2010) e Spricigo & Filho (2020) dentre outros que abordaram as relações: educação e tecnologias digitais, metodologias ativas, capitalismo lutas de classes, ética, competências, TDIC, Cultura digital, inclusão e exclusão digitais. Para a pesquisa empírica foi elaborado questionário via Google Docs., aplicado em uma turma de 3ª série, ensino médio, tarde, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Humberto de A. C. Branco, rede estadual de Piquet Carneiro-Ceará. Por fim, constatou-se a deficiência no uso e integração dos recursos tecnológicos na instituição; a baixa conectividade que dificulta a vida da comuna; uma tímida diminuição da exclusão digital no universo pesquisado, favorecida, em parte, pelo projeto do governo estadual de doação de tablets e chips para os educandos; os discentes são digitais, mas os dados da análise apontam para uso excessivo das redes sociais, uma das consequências: expostos à desinformação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1545pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscentept_BR
Título: dc.titleO Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula: Dialogicidade à Práxis do Docente e ferramenta cidadã de construção de aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons