Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pimentel, Paulo Roberto Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-21T02:05:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-21T02:05:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778415 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho aborda temática vital para a sociedade mundial no século XXI: educação e tecnologias, a digitalidade e conectividade no contexto escolar influenciando os processos interativos de aprendizagem significativas em sala de aula e as engrenagens capitalista. O objetivo fulcral gravitou em analisar o uso das tecnologias digitais integrado à sala de aula dialogicidade necessária à práxis docente e como ferramenta cidadã de construção de aprendizagem. Para o suporte teórico-metodológico investigou-se as contribuições de: Perrenoud (1999), Freire (2001), Moran (2015), Ponce (2015), Cortella (2016), Paro (2016), Schuartz & Sarmento (2020), Tornaghi (2010) e Spricigo & Filho (2020) dentre outros que abordaram as relações: educação e tecnologias digitais, metodologias ativas, capitalismo lutas de classes, ética, competências, TDIC, Cultura digital, inclusão e exclusão digitais. Para a pesquisa empírica foi elaborado questionário via Google Docs., aplicado em uma turma de 3ª série, ensino médio, tarde, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Humberto de A. C. Branco, rede estadual de Piquet Carneiro-Ceará. Por fim, constatou-se a deficiência no uso e integração dos recursos tecnológicos na instituição; a baixa conectividade que dificulta a vida da comuna; uma tímida diminuição da exclusão digital no universo pesquisado, favorecida, em parte, pelo projeto do governo estadual de doação de tablets e chips para os educandos; os discentes são digitais, mas os dados da análise apontam para uso excessivo das redes sociais, uma das consequências: expostos à desinformação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1545 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discente | pt_BR |
Título: dc.title | O Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula: Dialogicidade à Práxis do Docente e ferramenta cidadã de construção de aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778415/2/O Uso das Tecnologias Digitais integrado à sala de aula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons