As Metodologias Ativas como estratégia de enfrentamento ao fracasso escolar no Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSabino, Tereza Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-20T16:57:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-20T16:57:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-20-
identificador: dc.identifier.otherAs Metodologias Ativas como estratégiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778414-
Resumo: dc.description.abstractDesde os primórdios da história no Brasil e no mundo, a educação é analisada e estudada a fim de se encontrar causas e por conseguinte, soluções para o fracasso escolar, mais difundido no Brasil, a partir dos anos 70. Este trabalho visa contribuir para a identificação das causas do atual fracasso escolar, através da análise dos dados estatísticos apresentados pelo Saeb e Ideb, buscando encontrar soluções para o problema com a contribuição da instituição das Metodologias Ativas de Ensino. Tendo por base o estudo dos professores norte-americanos Bonwell e Eisen, precursores das Metodologias Ativas e a contribuição de diversos outros pensadores da educação como Freire, Glasser, Cortella, dentre outros, a fim de destacar como se caracterizam os principais problemas, considerados atualmente como causas do fracasso escolar, perpassando pelo que dizem as leis educacionais brasileiras, suas evoluções e aplicabilidade. A presente obra tem como finalidade contribuir para o crescimento educacional, especialmente no que tange ao fortalecimento da autonomia de estudantes e professores, apresentando de forma eficaz, como utilizar as metodologias ativas no enfrentamento ao fracasso na escola. O estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e dos princípios metodológicos das Metodologias Ativas fundamentam a presente obra, uma vez que aliada à dedicação e ao comprometimento docente, ela pode e deve interferir direta e positivamente na sociedade, visando o desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes, que passam a gerir mais assertivamente, sua própria história. O procedimento metodológico se apoiará na pesquisa bibliográfica acerca do tema delimitado e na interpretação crítica das teorias apresentadas pelos diversos autores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2882pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleAs Metodologias Ativas como estratégia de enfrentamento ao fracasso escolar no Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons