Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sabino, Tereza Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-20T16:57:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-20T16:57:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | As Metodologias Ativas como estratégia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778414 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Desde os primórdios da história no Brasil e no mundo, a educação é analisada e estudada a fim de se encontrar causas e por conseguinte, soluções para o fracasso escolar, mais difundido no Brasil, a partir dos anos 70. Este trabalho visa contribuir para a identificação das causas do atual fracasso escolar, através da análise dos dados estatísticos apresentados pelo Saeb e Ideb, buscando encontrar soluções para o problema com a contribuição da instituição das Metodologias Ativas de Ensino. Tendo por base o estudo dos professores norte-americanos Bonwell e Eisen, precursores das Metodologias Ativas e a contribuição de diversos outros pensadores da educação como Freire, Glasser, Cortella, dentre outros, a fim de destacar como se caracterizam os principais problemas, considerados atualmente como causas do fracasso escolar, perpassando pelo que dizem as leis educacionais brasileiras, suas evoluções e aplicabilidade. A presente obra tem como finalidade contribuir para o crescimento educacional, especialmente no que tange ao fortalecimento da autonomia de estudantes e professores, apresentando de forma eficaz, como utilizar as metodologias ativas no enfrentamento ao fracasso na escola. O estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e dos princípios metodológicos das Metodologias Ativas fundamentam a presente obra, uma vez que aliada à dedicação e ao comprometimento docente, ela pode e deve interferir direta e positivamente na sociedade, visando o desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes, que passam a gerir mais assertivamente, sua própria história. O procedimento metodológico se apoiará na pesquisa bibliográfica acerca do tema delimitado e na interpretação crítica das teorias apresentadas pelos diversos autores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2882 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Título: dc.title | As Metodologias Ativas como estratégia de enfrentamento ao fracasso escolar no Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
As Metodologias Ativas como estratégia.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778414/2/As Metodologias Ativas como estratégia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons