Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Eliane Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-19T22:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-19T22:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trajetória da Escrita | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778331 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a trajetória da escrita, desde as origens até inovações tecnológicas contemporâneas. Para a realização deste artigo, estabeleceu-se o seguinte objetivo: estabelecer uma revisão de literatura sobre a escrita na era digital, a fim de melhor refletirmos sobre esse fenômeno dos dias atuais. Utilizamos como fonte de coleta de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2017 a 2023, onde encontramos 67 trabalhos que abordam a temática, destes foram selecionados 15 trabalhos, sendo 12 dissertações e 03 teses. A revisão narrativa de literatura foi utilizada para analisar esses dados. Identificamos que a maioria das pesquisas que compõem o corpus da pesquisa é oriunda de mestrados profissionais. Essa tendência justifica o fato da maioria dos trabalhos terem abordagem prática ao retratar sobre a escrita e tecnologia atualmente. Concluímos que todas as experiências em relação à escrita e tecnologia indicaram ser bem-sucedidas, demonstrando o potencial das tecnologias. Entende-se que o acesso ao conhecimento proporcionado pela evolução da escrita, foi um marco na história. No entanto, na atualidade, com a chegada da era digital, o conhecimento tornou-se mais acessível para todos, inclusive às crianças que, desde pequenas, interagem com as tecnologias. Entretanto, analisando as pesquisas que investigam a trajetória da escrita percebemos que é necessário, haver um aprofundamento no campo de pesquisa envolvendo escrita e tecnologia, pois há uma lacuna na literatura que explora a evolução da escrita no contexto das tecnologias digitais, como a escrita na era da internet, mídias sociais, entre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1061 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Era digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
Título: dc.title | Trajetória da Escrita: Das Origens às Inovações Tecnológicas Contemporâneas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Trajetória da Escrita.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778331/2/Trajetória da Escrita.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons