As Metodologias Ativas e o Uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Maridenes Noronha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-19T17:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-19T17:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
identificador: dc.identifier.otherAs Metodologias Ativas e o Uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Químicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778316-
Resumo: dc.description.abstractNo decorrer da história da educação foram elaboradas várias concepções sobre o ensino de Química e a necessidade de desconstruir a visão de disciplina complexa, abstrata, distante da realidade e de difícil compreensão para os alunos. Com finalidade de reverter esse cenário torna-se necessária a introdução de ferramentas como as tecnologias digitais e as metodologias ativas para favorecer o ensino-aprendizagem de Química. Mediante este cenário surgiu a demanda por um estudo da incorporação de metodologias ativas no ensino de Química mediada pelas tecnologias digitais. Para tal propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa fundamentada no levantamento de material teórico de natureza descritiva. Para isso, foi realizada consulta à livros, teses, dissertações, artigos científicos e revistas. A pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma análise de como as metodologias ativas, mediadas pelas tecnologias digitais, contribuem para o aprimoramento do ensino de Química. O referido estudo é fundamentado no desenvolvimento de três capítulos que abordam: a utilização da tecnologia digital no ensino de Química, as metodologias ativas como estratégia pedagógica, o ensino de Química na atualidade e a descrição da aplicação da sala de aula invertida e design thinking nas aulas de Química. Como resultado, verificou-se que são inúmeras as contribuições das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas aulas de Química, por viabilizarem novas formas de ensinar e aprender esta disciplina, pela inovação nas estratégias de ensino e dos recursos pedagógicos, no desenvolvimento do protagonismo do aluno e na promoção de uma educação significativa, efetiva e de maior qualidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1432pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Título: dc.titleAs Metodologias Ativas e o Uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons