Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Maridenes Noronha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-19T17:12:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-19T17:12:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | As Metodologias Ativas e o Uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778316 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No decorrer da história da educação foram elaboradas várias concepções sobre o ensino de Química e a necessidade de desconstruir a visão de disciplina complexa, abstrata, distante da realidade e de difícil compreensão para os alunos. Com finalidade de reverter esse cenário torna-se necessária a introdução de ferramentas como as tecnologias digitais e as metodologias ativas para favorecer o ensino-aprendizagem de Química. Mediante este cenário surgiu a demanda por um estudo da incorporação de metodologias ativas no ensino de Química mediada pelas tecnologias digitais. Para tal propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa fundamentada no levantamento de material teórico de natureza descritiva. Para isso, foi realizada consulta à livros, teses, dissertações, artigos científicos e revistas. A pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma análise de como as metodologias ativas, mediadas pelas tecnologias digitais, contribuem para o aprimoramento do ensino de Química. O referido estudo é fundamentado no desenvolvimento de três capítulos que abordam: a utilização da tecnologia digital no ensino de Química, as metodologias ativas como estratégia pedagógica, o ensino de Química na atualidade e a descrição da aplicação da sala de aula invertida e design thinking nas aulas de Química. Como resultado, verificou-se que são inúmeras as contribuições das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas aulas de Química, por viabilizarem novas formas de ensinar e aprender esta disciplina, pela inovação nas estratégias de ensino e dos recursos pedagógicos, no desenvolvimento do protagonismo do aluno e na promoção de uma educação significativa, efetiva e de maior qualidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1432 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | As Metodologias Ativas e o Uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons