Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Verônica Resque | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fialho, Roberto Paulo Bibas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-19T09:49:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-19T09:49:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem Matemática na Cultura do Açaí | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778259 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro leitor, é com grande satisfação que apresentamos este livro intitulado “Modelagem Matemática na Cultura do Açaí”, desenvolvido junto à disciplina de Modelagem Matemática do programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Esta obra propõe uma metodologia baseada na Modelagem Matemática, elaborada minuciosamente para auxiliar professores no ensino de Medidas de Tendência Central. Vale ressaltar que o objetivo deste trabalho é oferecer um material pedagógico diferenciado que potencialize o aprendizado desses conceitos estatísticos, provocando nos alunos a busca pelo conhecimento de forma expressiva, útil e relevante para suas vidas. Escolhemos a Modelagem Matemática como estratégia de ensino devido à sua capacidade de conectar a matemática acadêmica com a cotidiana, pois estimula a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes. Essa abordagem proporciona um aprendizado mais significativo para os alunos e apresenta aos professores uma metodologia atraente, integrando teoria e prática, além de estimular nos aprendizes autonomia na execução das atividades propostas. Esperamos que o contato com conceitos estatísticos através da modelagem contribua para consolidar uma relação valiosa e duradoura entre o aluno e o conhecimento matemático, pautada pela curiosidade, reflexão e aprofundamento do pensamento crítico, promovendo uma atitude transformadora em seu contexto social. Com isso, acreditamos que os alunos desenvolverão habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo moderno, tornando-os cidadãos críticos e conscientes. A matemática trabalhada dessa maneira deixa de ser vista como uma disciplina abstrata e ganha um papel central na formação integral dos estudantes. Sob esse viés, o presente livro destaca a importância da Modelagem Matemática como uma ferramenta pedagógica inovadora, aplicada à temática do açaí. Esta abordagem não apenas é crucial para os alunos marajoaras ribeirinhos, mas também para o Brasil como um todo, visto que o açaí representa um ponto de interesse cultural que enriquece o ensino. Ao explorar assuntos familiares como a cultura do açaí, o livro inspira os alunos a participarem ativamente, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Nesse sentido, a Modelagem Matemática colabora para a compreensão e a retenção do conhecimento de maneira relevante e significativa ao integrar conceitos matemáticos com contextos do dia a dia dos estudantes. Portanto, a proposta deste livro “Modelagem Matemática na Cultura do Açaí” evidencia a potencialidade desse recurso educacional matemático e como ele pode transformar a prática pedagógica, disponibilizando aos professores de matemática uma metodologia eficaz e envolvente que possibilita aos alunos a percepção e a aplicação do conhecimento matemático em seu cotidiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1174 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas de Tendência Central. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura do Açaí. | pt_BR |
Título: dc.title | Modelagem Matemática na Cultura do Açaí | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Veronica MODELAGEM MATEMÁTICA.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778259/1/Livro Veronica MODELAGEM MATEMÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: