Física Quântica no Ensino Médio: abordagens, metodologias e uma sugestão de módulos didáticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Vanessa Pereira de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sílvia Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-19T11:27:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-19T11:27:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Vanessa Pereira de Souza Mourapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778251-
Resumo: dc.description.abstractA inserção da Física Quântica (FQ) no Ensino Médio (EM) tem sido enfatizada na literatura acadêmica devido ao seu impacto na sociedade. No entanto, há dificuldades na sua abordagem e a crescente disseminação de interpretações inadequadas tem invadido diversas áreas da cultura e da sociedade. Assim, é urgente trabalhar a Física Moderna e Contemporânea, especialmente a FQ, no EM, mesmo que de forma conceitual, para combater o misticismo quântico e a pseudociência. Este ebook, intitulado "Física Quântica no Ensino Médio: abordagens, metodologias e uma sugestão de Módulos Didáticos", resulta da pesquisa de mestrado "Física Quântica no Ensino Médio: uma reflexão sobre artigos publicados e o potencial para a formação de professores" e busca contribuir para essa tarefa. A discussão envolve refletir sobre "o que?", "quando?" e "como?" ensinar FQ, além de considerar como artigos publicados podem contribuir para a formação de professores, o planejamento de aulas e a inserção da FQ no EM. A categorização dos artigos formou a base deste ebook e inspirou a sequência didática implementada com estudantes do quinto período de Física, na disciplina “Física Moderna e seu ensino”. Após discutir as dificuldades da FQ no EM, estudar documentos orientadores e analisar artigos, os estudantes sugeriram tópicos distribuídos em três módulos didáticos. O ebook é estruturado em quatro capítulos: 1) "Proposta Didática" - apresenta metodologias e abordagens sobre FQ e artigos com propostas didáticas para o ensino; 2) "Materiais de Apoio para o Ensino Médio: Formação e Atuação de Professores" - destaca materiais de apoio com embasamento teórico; 3) Resultados iniciais da pesquisa e a estruturação dos módulos didáticos e, 4) Detalhamento dos módulos didáticos 1, 2 e 3, com suas respectivas aulas. Esperamos que este material de apoio seja útil para o planejamento e realização das suas aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3434 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfísica quânticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologiaspt_BR
Título: dc.titleFísica Quântica no Ensino Médio: abordagens, metodologias e uma sugestão de módulos didáticospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons