Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Vanessa Pereira de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sílvia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-19T11:27:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-19T11:27:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Vanessa Pereira de Souza Moura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778251 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inserção da Física Quântica (FQ) no Ensino Médio (EM) tem sido enfatizada na literatura acadêmica devido ao seu impacto na sociedade. No entanto, há dificuldades na sua abordagem e a crescente disseminação de interpretações inadequadas tem invadido diversas áreas da cultura e da sociedade. Assim, é urgente trabalhar a Física Moderna e Contemporânea, especialmente a FQ, no EM, mesmo que de forma conceitual, para combater o misticismo quântico e a pseudociência. Este ebook, intitulado "Física Quântica no Ensino Médio: abordagens, metodologias e uma sugestão de Módulos Didáticos", resulta da pesquisa de mestrado "Física Quântica no Ensino Médio: uma reflexão sobre artigos publicados e o potencial para a formação de professores" e busca contribuir para essa tarefa. A discussão envolve refletir sobre "o que?", "quando?" e "como?" ensinar FQ, além de considerar como artigos publicados podem contribuir para a formação de professores, o planejamento de aulas e a inserção da FQ no EM. A categorização dos artigos formou a base deste ebook e inspirou a sequência didática implementada com estudantes do quinto período de Física, na disciplina “Física Moderna e seu ensino”. Após discutir as dificuldades da FQ no EM, estudar documentos orientadores e analisar artigos, os estudantes sugeriram tópicos distribuídos em três módulos didáticos. O ebook é estruturado em quatro capítulos: 1) "Proposta Didática" - apresenta metodologias e abordagens sobre FQ e artigos com propostas didáticas para o ensino; 2) "Materiais de Apoio para o Ensino Médio: Formação e Atuação de Professores" - destaca materiais de apoio com embasamento teórico; 3) Resultados iniciais da pesquisa e a estruturação dos módulos didáticos e, 4) Detalhamento dos módulos didáticos 1, 2 e 3, com suas respectivas aulas. Esperamos que este material de apoio seja útil para o planejamento e realização das suas aulas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3434 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | física quântica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologias | pt_BR |
Título: dc.title | Física Quântica no Ensino Médio: abordagens, metodologias e uma sugestão de módulos didáticos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Vanessa Pereira de Souza Moura.pdf | Produto educacional - Vanessa Pereira de Souza Moura | 3.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778251/2/Produto educacional - Vanessa Pereira de Souza Moura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons