Conselho escolar e gestão democrática: contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calamapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Aguinaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Porto, Oscar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T20:07:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T20:07:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - OSCAR PORTO - CONSELHO ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778219-
Resumo: dc.description.abstractEste material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent41.5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectConselho Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Escolarpt_BR
Título: dc.titleConselho escolar e gestão democrática: contribuições para o fortalecimento da comunidade escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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