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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calama | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Aguinaldo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Porto, Oscar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T20:07:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T20:07:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL - OSCAR PORTO - CONSELHO ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 41.5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conselho Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Conselho escolar e gestão democrática: contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL - OSCAR PORTO - CONSELHO ESCOLAR.pdf | 42,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778219/2/PRODUTO EDUCACIONAL - OSCAR PORTO - CONSELHO ESCOLAR.pdfDownload |
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