A Percepção da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais: Um Estudo entre Professores de uma Escola Pública no Município de Rio Crespo-Rondônia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Iones Lucia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-19T02:47:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-19T02:47:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
identificador: dc.identifier.otherA Percepção da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778212-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa teve como intuito analisar o processo de alfabetização e letramento, visando a qualidade educacional que envolve o processo da leitura e da escrita. Sendo assim, foi realizado primeiramente pesquisa bibliográfica tendo como referência diversas abordagens existentes no campo teórico que contribui com a alfabetização e letramento. Desta forma, o campo teórico foi fundamentado em: Soares (2003; 2004; 2006; 2014; 2018); Kleiman (1995); Mortatti (2000; 2006; 2004; 2007); Ferreiro (2007; 2011; 2016), dentre outros. O percurso metodológico da pesquisa consistiu numa abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com dez (10) docentes que atuam no Município de Rio Crespo-Rondônia, com as turmas do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental I. Esta pesquisa teve como objetivo identificar como os docentes utilizam os métodos de alfabetização e como são essa prática em sala de aula. Sendo que o processo da alfabetização e o letramento é fundamental para todo indivíduo inserido em uma sociedade tornando o participativo, na prática, social. Considera-se que é fundamental valorizar o professor que é o ator principal na aquisição do conhecimento, que a escola proporcione autonomia para ele realizar uma aula dinâmica, preparando o aluno para ser um cidadão crítico e participativo na sociedade e que a família seja participativa em toda essa etapa tão importante na vida do aluno compreendendo tal importância para o processo de alfabetização. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1489pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleA Percepção da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais: Um Estudo entre Professores de uma Escola Pública no Município de Rio Crespo-Rondôniapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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