Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Iones Lucia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-19T02:47:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-19T02:47:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Percepção da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778212 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa teve como intuito analisar o processo de alfabetização e letramento, visando a qualidade educacional que envolve o processo da leitura e da escrita. Sendo assim, foi realizado primeiramente pesquisa bibliográfica tendo como referência diversas abordagens existentes no campo teórico que contribui com a alfabetização e letramento. Desta forma, o campo teórico foi fundamentado em: Soares (2003; 2004; 2006; 2014; 2018); Kleiman (1995); Mortatti (2000; 2006; 2004; 2007); Ferreiro (2007; 2011; 2016), dentre outros. O percurso metodológico da pesquisa consistiu numa abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com dez (10) docentes que atuam no Município de Rio Crespo-Rondônia, com as turmas do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental I. Esta pesquisa teve como objetivo identificar como os docentes utilizam os métodos de alfabetização e como são essa prática em sala de aula. Sendo que o processo da alfabetização e o letramento é fundamental para todo indivíduo inserido em uma sociedade tornando o participativo, na prática, social. Considera-se que é fundamental valorizar o professor que é o ator principal na aquisição do conhecimento, que a escola proporcione autonomia para ele realizar uma aula dinâmica, preparando o aluno para ser um cidadão crítico e participativo na sociedade e que a família seja participativa em toda essa etapa tão importante na vida do aluno compreendendo tal importância para o processo de alfabetização. Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o letramento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1489 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | A Percepção da Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais: Um Estudo entre Professores de uma Escola Pública no Município de Rio Crespo-Rondônia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons