Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Raisson Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:52:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T16:52:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Algoritmos do Slêncio: as possibilidades do Scratch para o aluno surdo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de texto de apoio, é resultado de uma investigação sobre como ensinar programação de computadores a alunos surdos. A pesquisa de campo ocorreu no segundo semestre de 2022, em uma escola conveniada a Rede Estadual de Ensino de Goiás, situada em Goiânia - Centro Especial Bilingue de Surdos, que à época se chamava Centro Especial Elysio Campos. A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2024, cujo produto final é a dissertação intitulada “ALGORITMOS DO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E AS APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES SURDOS E PROFESSOR, EM ATIVIDADES DE PROGRAMAÇÃO COM O SCRATCH”, cuja defesa aconteceu em 2024. Dessa forma, narro, analiso e compartilho minhas práticas e experiências, ao usar a estratégia didática da análise de erros em minhas aulas de Matemática. Para a intervenção pedagógica, foram elaboradas 4 atividades, a serem trabalhadas em 10 horas/aula, abordando a forma de utilização do software, seus recursos e possibilidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.630 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação em ambiente educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico matemático | pt_BR |
Título: dc.title | Algoritmos do Slêncio: As possibilidades do Scratch para o aluno surdo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons