Algoritmos do Slêncio: As possibilidades do Scratch para o aluno surdo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Raisson Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T16:52:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T16:52:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
identificador: dc.identifier.otherAlgoritmos do Slêncio: as possibilidades do Scratch para o aluno surdopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778207-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de texto de apoio, é resultado de uma investigação sobre como ensinar programação de computadores a alunos surdos. A pesquisa de campo ocorreu no segundo semestre de 2022, em uma escola conveniada a Rede Estadual de Ensino de Goiás, situada em Goiânia - Centro Especial Bilingue de Surdos, que à época se chamava Centro Especial Elysio Campos. A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 a 2024, cujo produto final é a dissertação intitulada “ALGORITMOS DO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E AS APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES SURDOS E PROFESSOR, EM ATIVIDADES DE PROGRAMAÇÃO COM O SCRATCH”, cuja defesa aconteceu em 2024. Dessa forma, narro, analiso e compartilho minhas práticas e experiências, ao usar a estratégia didática da análise de erros em minhas aulas de Matemática. Para a intervenção pedagógica, foram elaboradas 4 atividades, a serem trabalhadas em 10 horas/aula, abordando a forma de utilização do software, seus recursos e possibilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.630 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlunos surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programação em ambiente educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio lógico matemáticopt_BR
Título: dc.titleAlgoritmos do Slêncio: As possibilidades do Scratch para o aluno surdopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons