Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Peixoto, Cinara Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Cristiane Coppe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T13:33:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T13:33:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Cinara Ribeiro Peixoto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é uma exigência para o título de mestre no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Isso por si só, justifica o porquê do desenvolvimento deste trabalho, entretanto, para além do ‘porque foi feito’, considero o mais importante ‘pra quem e como foi feito’. Em vista disso, desde a capa até a última página ele foi elaborado pensando em alguém que assim como eu, tem um desejo em desenvolver no contexto escolar uma atividade para além da sua disciplina, ou simplesmente para além da lousa e do livro didático, que deseje “sair das gaiolas epistemiológicas” (D’ambrosio, 2016, p. 5). Este trabalho é produto da dissertação intitulada "Desodorante e Sabão Artesanal na Educação de Jovens e Adultos: Uma Abordagem em Educação Ambiental a Partir do Programa Etnomatemática". Embora tenha como público-alvo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser adaptada para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A abordagem utilizada é a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) e está estruturada em uma análise das contribuições dessa metodologia, das razões para produzir sabão e desodorantes no ambiente escolar, receitas dos produtos, sugestões de atividades relacionadas ao tema e, por fim, um jogo sobre um importante tema ambiental. A sua criação e estruturação foi elaborada pensando no contexto diário de um(a) educador(a) que vive as alegrias, mas também as dificuldades e o cansaço depois de uma jornada de trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15330 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
Título: dc.title | Rompendo "gaiolas epistemológicas" na EJA: diálogos entre a produção de sabão e desodorante artesanais na perspectiva da Etnomatemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Cinara Ribeiro Peixoto.pdf | Produto educacional - Cinara Ribeiro Peixoto | 15,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778205/2/Produto educacional - Cinara Ribeiro Peixoto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons