Rompendo "gaiolas epistemológicas" na EJA: diálogos entre a produção de sabão e desodorante artesanais na perspectiva da Etnomatemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Cinara Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Coppe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T13:33:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T13:33:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Cinara Ribeiro Peixotopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778205-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é uma exigência para o título de mestre no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Isso por si só, justifica o porquê do desenvolvimento deste trabalho, entretanto, para além do ‘porque foi feito’, considero o mais importante ‘pra quem e como foi feito’. Em vista disso, desde a capa até a última página ele foi elaborado pensando em alguém que assim como eu, tem um desejo em desenvolver no contexto escolar uma atividade para além da sua disciplina, ou simplesmente para além da lousa e do livro didático, que deseje “sair das gaiolas epistemiológicas” (D’ambrosio, 2016, p. 5). Este trabalho é produto da dissertação intitulada "Desodorante e Sabão Artesanal na Educação de Jovens e Adultos: Uma Abordagem em Educação Ambiental a Partir do Programa Etnomatemática". Embora tenha como público-alvo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser adaptada para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A abordagem utilizada é a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) e está estruturada em uma análise das contribuições dessa metodologia, das razões para produzir sabão e desodorantes no ambiente escolar, receitas dos produtos, sugestões de atividades relacionadas ao tema e, por fim, um jogo sobre um importante tema ambiental. A sua criação e estruturação foi elaborada pensando no contexto diário de um(a) educador(a) que vive as alegrias, mas também as dificuldades e o cansaço depois de uma jornada de trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15330 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectetnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem baseada em projetospt_BR
Título: dc.titleRompendo "gaiolas epistemológicas" na EJA: diálogos entre a produção de sabão e desodorante artesanais na perspectiva da Etnomatemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons