Tecendo Identidades de Gênero: contribuições da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Flávia Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T17:03:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T17:03:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
identificador: dc.identifier.otherTecendo Identidades de Gênero: contribuições da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778173-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional que se apresenta está organizado em formato de e-book, contendo uma apresentação sobre identidades de gênero, desenvolvidas a partir da leitura de narrativas literárias, durante pesquisa de campo realizada no período de 2022 a 2023, como parte do curso de Mestrado Profissional, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-Cepae-UFG). Trata-se do produto final correlacionado à dissertação intitulada, A construção de identidades de gênero a partir da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil. Por meio dele, são compartilhadas experiências e estratégias didáticas empregadas pela pesquisadora, na perspectiva da promoção da leitura literária envolvendo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e são analisadas as contribuições da leitura de determinadas narrativas literárias para a desconstrução de concepções sexistas e patriarcais sobre a figura feminina e para a promoção de um processo de formação humana baseado na equidade e na valorização de aspectos e atitudes importantes na constituição de identidades de gênero. As referências teóricas são estudos de Caldim (2021), Candido (1973; 2011), Chauí (1994), Daros (2016), Gonzalez (1980), Louro (2008; 2014), Saffioti (2015), Santos (2009), Scott (1990), entre outros. A coleta de dados para a elaboração do Produto ocorreu em um trimestre, abarcando observação participante, descrições e reflexões em um diário de campo e produções escritas dos/as alunos/as. Para a realização das atividades, foi elaborada uma sequência didática, com as atividades trabalhadas, com ênfase na importância da literatura de recepção infantil e juvenil para o processo de formação humana, especificamente, quanto à construção de identidades de gênero e à ruptura com padrões sociais alicerçados em valores patriarcais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.717 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidades de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura de recepção infantil e juvenilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores na Educação Básicapt_BR
Título: dc.titleTecendo Identidades de Gênero: contribuições da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons