Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Flávia Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T17:03:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T17:03:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tecendo Identidades de Gênero: contribuições da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778173 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional que se apresenta está organizado em formato de e-book, contendo uma apresentação sobre identidades de gênero, desenvolvidas a partir da leitura de narrativas literárias, durante pesquisa de campo realizada no período de 2022 a 2023, como parte do curso de Mestrado Profissional, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-Cepae-UFG). Trata-se do produto final correlacionado à dissertação intitulada, A construção de identidades de gênero a partir da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil. Por meio dele, são compartilhadas experiências e estratégias didáticas empregadas pela pesquisadora, na perspectiva da promoção da leitura literária envolvendo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e são analisadas as contribuições da leitura de determinadas narrativas literárias para a desconstrução de concepções sexistas e patriarcais sobre a figura feminina e para a promoção de um processo de formação humana baseado na equidade e na valorização de aspectos e atitudes importantes na constituição de identidades de gênero. As referências teóricas são estudos de Caldim (2021), Candido (1973; 2011), Chauí (1994), Daros (2016), Gonzalez (1980), Louro (2008; 2014), Saffioti (2015), Santos (2009), Scott (1990), entre outros. A coleta de dados para a elaboração do Produto ocorreu em um trimestre, abarcando observação participante, descrições e reflexões em um diário de campo e produções escritas dos/as alunos/as. Para a realização das atividades, foi elaborada uma sequência didática, com as atividades trabalhadas, com ênfase na importância da literatura de recepção infantil e juvenil para o processo de formação humana, especificamente, quanto à construção de identidades de gênero e à ruptura com padrões sociais alicerçados em valores patriarcais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.717 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura de recepção infantil e juvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores na Educação Básica | pt_BR |
Título: dc.title | Tecendo Identidades de Gênero: contribuições da leitura de narrativas literárias de recepção infantil e juvenil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons