PodEdu

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Ana Paula Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-18T16:58:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-18T16:58:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
identificador: dc.identifier.otherPodEdupt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778172-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em forma de podcast, apresenta, por meio de entrevistas, os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional Stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-CEPAEUFG), sobre redações do Enem e práticas desenvolvidas em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2021 e 2024, dentro da Linha de Pesquisa “Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes, e resultou na dissertação intitulada “A Redação do Enem: uma análise das possibilidades do trabalho com a língua portuguesa na sala de aula” e neste Produto Educacional. Para compor este Produto, foram desenvolvidos dois episódios do programa PodEdu, em formato de áudio, abordando os desafios enfrentados por professores e alunos para obter sucesso, especialmente, nas redações do Enem. Houve encontros presenciais e remotos para a realização das entrevistadas, as quais foram precedidas de explicações sobre a dinâmica prevista e a temática central das discussões propostas, além da apresentação de uma prévia do roteiro do episódio que seria gravado. A construção do conteúdo foi inspirada nos estudos de Passarelli (2013?), Candido (2011), Andruetto (2017), Bourdieu (1999), Colomer (2017), entre outros. Os instrumentos para a coleta de dados foram gravadores e celulares para registro das entrevistas (áudios), em estúdio e também via WhatsApp, além de bloco de anotações. O resultado do trabalho será publicado, como uma nova possibilidade para que outros profissionais da educação e estudantes, principalmente do Ensino Médio, possam dar voz ao seu conhecimento e contar as suas histórias por meio dessa mídia interativa e democrática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent672 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedação nota 1000pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodEdupt_BR
Título: dc.titlePodEdupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PodEdu.pdf671,77 kBAdobe PDF/bitstream/capes/778172/2/PodEdu.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons