Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Ana Paula Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:58:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-18T16:58:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | PodEdu | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778172 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, em forma de podcast, apresenta, por meio de entrevistas, os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional Stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB-CEPAEUFG), sobre redações do Enem e práticas desenvolvidas em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2021 e 2024, dentro da Linha de Pesquisa “Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes, e resultou na dissertação intitulada “A Redação do Enem: uma análise das possibilidades do trabalho com a língua portuguesa na sala de aula” e neste Produto Educacional. Para compor este Produto, foram desenvolvidos dois episódios do programa PodEdu, em formato de áudio, abordando os desafios enfrentados por professores e alunos para obter sucesso, especialmente, nas redações do Enem. Houve encontros presenciais e remotos para a realização das entrevistadas, as quais foram precedidas de explicações sobre a dinâmica prevista e a temática central das discussões propostas, além da apresentação de uma prévia do roteiro do episódio que seria gravado. A construção do conteúdo foi inspirada nos estudos de Passarelli (2013?), Candido (2011), Andruetto (2017), Bourdieu (1999), Colomer (2017), entre outros. Os instrumentos para a coleta de dados foram gravadores e celulares para registro das entrevistas (áudios), em estúdio e também via WhatsApp, além de bloco de anotações. O resultado do trabalho será publicado, como uma nova possibilidade para que outros profissionais da educação e estudantes, principalmente do Ensino Médio, possam dar voz ao seu conhecimento e contar as suas histórias por meio dessa mídia interativa e democrática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 672 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Enem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redação nota 1000 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PodEdu | pt_BR |
Título: dc.title | PodEdu | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PodEdu.pdf | 671,77 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778172/2/PodEdu.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons