Inteligência Artificial Promovendo a Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuedes, Adenise Alexandre de Brito e-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Joel Cleiton Maia de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josivaldo Jorge Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Malena Poliana Pereira de-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Maria Milizia Heline de Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-17T13:37:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-17T13:37:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778159-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Física (EF) escolar, componente crucial para o desenvolvimento integral dos alunos, enfrenta o desafio de promover a inclusão de alunos com necessidades especiais (NEEs). Barreiras como a falta de adaptação das atividades e a escassez de recursos adequados dificultam a participação plena desses alunos. Este artigo investiga o potencial da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para personalizar o ensino, adaptar atividades e criar ambientes de aprendizagem inclusivos na EF. Através da análise de estudos de caso e exemplos práticos, demonstra-se como a IA pode ser utilizada para avaliar individualmente os alunos, fornecer feedback em tempo real, desenvolver plataformas adaptativas, reconhecer gestos e movimentos, criar atividades gamificadas, utilizar realidade virtual e aumentada, traduzir Libras, implementar assistentes virtuais e prevenir o bullying. Ao mesmo tempo, o artigo discute os desafios éticos e a necessidade de formação docente para garantir o uso responsável e eficaz da IA na promoção da inclusão em EF.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent571 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlunos com Necessidades Especiaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Título: dc.titleInteligência Artificial Promovendo a Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Físicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons